PEC que reforça poderes do Legislativo é aprovada pela CCJ

Foi aprovada nesta terça-feira, 11/12, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia, o parecer favorável da relatora Maria Lúcia Amary (PSDB) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2007, do deputado Campos Machado (PTB). A emenda, de acordo com a justificativa do autor, tem o objetivo de disciplinar matérias com o escopo de fortalecer instrumentos de atuação parlamentar. Aprovada pela comissão, a emenda deverá ser apreciada em breve pelo Plenário da Assembléia, em dois turnos.
A PEC, segundo o deputado Antonio Salim Curiati (PP), efetivamente, começa a valorizar o Poder Legislativo. Segundo Curiati, o Poder Executivo tem sido até agora o grande dono da verdade e a PEC de Campos Machado começa a mudar esse quadro.
Por exemplo, existem no Estado muitas leis propostas e aprovadas pela Assembléia que não entram em vigor por não estarem regulamentadas. Com a aprovação da PEC, o governador terá a obrigação constitucional de, no prazo nelas estabelecido, não inferior a 30 dias, nem superior a 180 dias, sancionar, promulgar, regulamentar e fazer publicar leis, ressalvados os casos em que, nesse prazo, houver interposição de Ação Declaratória de Inconstitucionalidade (Adin).
Outra mudança proposta para a Constituição diz respeito à responsabilização de secretários de Estado por retardarem ou deixarem de praticar, indevidamente, ato de ofício. Dessa forma, os secretários ficam obrigados a responderem, em prazo estabelecido, aos requerimentos de informação formulados pelos deputados e encaminhados pelo presidente da Assembléia.
De acordo com o novo texto constitucional, o deputado, no exercício do mandato, identificando-se, terá livre acesso às repartições públicas. Da mesma forma, em cumprimento à decisão de comissões permanentes da Casa e de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), o deputado poderá diligenciar pessoalmente junto aos órgãos da administração direta e indireta e a agências reguladoras.
A redação da PEC é fruto do trabalho de um grupo de estudos, formado por assessores da Casa, constituído por determinação da presidência, com a finalidade de discutir medidas que possam valorizar o Poder Legislativo. Outra matéria que tramita na Casa é o Projeto de Resolução 79/2007, que institui, na Assembléia, o Conselho de Defesa das Prerrogativas Parlamentares.
A reunião desta terça-feira foi presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB) e contou com a presença dos deputados Campos Machado, Maria Lúcia Amary (PSDB), Antonio Salim Curiati e João Barbosa (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações