Representante do CNE fala da participação das instituições privadas na expansão do ensino superior
26/10/2011 20:40



A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a real situação do ensino superior praticado pelas instituições particulares, no âmbito do Estado de São Paulo, ouviu na manhã desta quarta-feira, 26/10, do conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) Milton Linhares, que a expansão com qualidade é hoje preocupação central do CNE em relação ao ensino superior.
Na exposição que abriu a reunião, Linhares lembrou que, no Brasil, o ensino privado é avaliado e autorizado pelo Poder Público e que todas as instituições que atuam na área, no Estado de São Paulo, estão vinculadas ao Ministério da Educação. Segundo o conselheiro, desde 1995, com o Provão, alunos das escolas particulares começaram a ser avaliados e, a partir de 2004, o processo foi aprimorado com o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que passou a avaliar também aspectos relativos à organização didático-pedagógica, ao corpo docente e à infraestrutura das instituições.
O conselheiro foi questionado pelos deputados Geraldo Cruz e Simão Pedro, do PT, que fizeram perguntas sobre a remuneração e a situação funcional dos professores nas universidades privadas e sobre a atuação das empresas educacionais no mercado de ações. De acordo com Linhares, o Poder Público não consegue suprir toda a demanda por cursos superiores e, assim, a contribuição das instituições privadas não pode ser dispensada. Ele apontou, inclusive, a existência de uma certa imobilidade da universidade pública. "É muito difícil aumentar vagas na universidade pública. Há cursos que oferecem, há décadas, apenas 30 vagas e mantêm para isso cerca de 20 professores", observou.
Afirmando que a cada ano há cerca de 1,4 milhão de vagas ociosas nas faculdades particulares, Milton Linhares considerou que é preciso aumentar o crédito para estudantes. Ele disse ainda não concordar com a afirmação de que as instituições privadas tratem a educação como mercadoria: "o que se faz é a prestação de um serviço por empresas que agem dentro da lei".
Próxima reunião
No início do encontro, Geraldo Cruz (PT) interpelou o presidente da CPI, Celso Giglio (PSDB), sobre a possibilidade de as bancadas representadas na Casa indicarem substitutos para os atuais membros que, por diversos motivos, não têm participado ativamente das reuniões, o que, na sua avaliação, prejudica o bom funcionamento da comissão.
Por sugestão de Simão Pedro, a CPI deixará de ouvir o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), Júlio César Durigan - cuja presença foi aguardada nas duas últimas reuniões da CPI - e os deputados voltarão a ouvir o presidente do Instituto Educacional do Estado de São Paulo (Iesp), José Fernando Pinto Costa, cuja oitiva não foi concluída na reunião ocorrida em 19/10. (MS)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações