Planejamento público requer estratégias flexíveis

Da Redação
As idéias e propostas que o economista chileno Carlos Matus agrupou no conceito de planejamento estratégico situacional (PES) foram apresentadas em palestra proferida nesta sexta-feira, 24/9, na Assembléia Legislativa, por Fernando Assumpção Galvão, técnico da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e administrador de empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas. A iniciativa foi da Secretaria Geral de Administração.
Segundo Galvão, o planejamento de um órgão como a Assembléia Legislativa deve levar em conta "no mínimo alguns princípios do PES", metodologia que revela maior flexibilidade ao considerar a atuação de outros agentes do contexto e a posição a partir da qual o planejador enxerga a realidade que pretende modificar.
"Ao contrário do planejamento tradicional, o PES não exclui a incerteza, reconhece que o planejador - o ator social - está dentro do da realidade planejada e não tem controle sobre ela", explicou Galvão.
Ele considerou inadequadas as comparações entre planejamento no setor privado e no setor público. "O poder público só pode fazer o que a lei lhe permite, o que já limita a área de atuação do administrador e dificulta a inovação", avaliou.
Ele criticou também a importação estrita de metodologias do setor privado para a área pública. "Qualquer metodologia que seja implantada na Assembléia Legislativa necessitará sofrer adaptações, porque as atividades que nela se realizam são muito complexas e suas relações com a sociedade são infinitamente mais amplas", afirmou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações