Legislativos municipais são alertados sobre seu poder de fiscalização


Vereadores e assessores levaram um educativo puxão de orelhas por não estarem cumprindo na plenitude sua missão de fiscalização do poder público. "Há muito mais potencial no mandato do que vocês estão usando. Não existe vácuo no poder, se vocês não o ocupam, alguém o faz", alertou nesta sexta-feira, 2/6, o consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados Homero de Souza Júnior, durante o Seminário sobre Poder Legislativo Municipal, realizado pelo Legislativo federal, com o apoio da Assembléia paulista.
A função de fiscalizar os atos do Poder Executivo, destinada especificamente ao Parlamento pela Constituição de 1988, é extensiva aos âmbitos estaduais e municipais, considerou Souza Júnior. E, mais do que fazer leis, essa se tornou a principal tarefa do Legislativo, ele afirmou. "É difícil se acostumar com essa nova visão, mas é por aí que se pode resgatar a importância dos mandatos parlamentares", avaliou o consultor. A falta de fiscalização sobre as leis aprovadas está, para ele, na base da figura do Brasil como "um país de leis que não pegam".
Souza Júnior ressaltou, no entanto, que essa fiscalização precisa ser feita com conhecimento técnico, para que encontre aliados nos tribunais de contas e no Poder Judiciário. "Uma das saídas para os municípios é solicitar auditoria ao Tribunal de Contas, mas é preciso que o pedido seja feito dentro da lei, com bom fundamento técnico", observou.
Ele detalhou ainda que a fiscalização feita pelo Legislativo abrange as áreas contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, o que é, em sua avaliação, praticamente tudo. O aspecto operacional, por exemplo, permitiria rever a oportunidade e a conveniência de atos administrativos do Executivo, passíveis até de terem seus efeitos sustados. "É um poder incomensurável que não está sendo aplicado", afirmou.
Os participantes do seminário assistiram também a uma palestra sobre Orçamento na área social, proferida por Wagner Primo, consultor da Câmara dos Deputados. Ele destacou que o setor de assistência social não tem receita especificamente destinada a seu financiamento no governo federal. A transferência de recursos para os municípios se dá a partir do Fundo Nacional de Assistência Social, e, nesse caso, sem vinculação orçamentária, os repasses podem chegar até entidades e organizações assistenciais.
Já o setor de saúde é o que mais concentra emendas individuais de parlamentares, até porque nele existe contingenciamento orçamentário, com a exigência de que um percentual definido, no mínimo, seja gasto na área, lembrou o consultor. E os vereadores podem influenciar os deputados federais na alocação de recursos da União. "A ação política de destinar verbas, até para a compra de ambulâncias, é correta. A execução da emenda é que pode dar margem a problemas", ele destacou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações