Parlamento Metropolitano da Grande São Paulo é lançado na Assembleia paulista
09/05/2011 21:24


"Foi-me questionado se não há uma superposição das atividades de órgãos e instituições na luta pela consolidação da Região Metropolitana da Grande São Paulo (RMGSP)", disse Barros Munhoz, presidente da Assembleia Legislativa, ao abrir o ato de lançamento do Parlamento Metropolitano da Grande São Paulo, na manhã de 9/5, no Auditório Paulo Kobayashi do Legislativo paulista. O presidente não vê nenhum excesso na atividade parlamentar estadual no processo de votação do PLC 6/2005.
O presidente da Assembleia considera altamente benéfica a união de toda a região na busca de soluções aos problemas de um conglomerado que reúne 39 municípios e cerca de 21 milhões de habitantes. Para ele, é ótimo que o Executivo estadual tenha se engajado nessa luta ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.
Segundo Barros Munhoz, o PLC 6/2005 começa a ser discutido nesta terça-feira, 10/5, e a votação deve ser rápida, por conta de o projeto já ter sido debatido numa série de audiências públicas que municiaram os parlamentares de sugestões e informações. O evento contou com a presença de representantes dos legislativos dos municípios que compõem a RMGSP. Esses legislativos municipais deverão participar do conselho consultivo, a ser criado para discutir a consolidação da RMGSP, conforme prevê o projeto. "Não dá para marginalizar o vereador, grande autoridade nesse processo", completou o presidente da Assembleia.
Segundo Police Neto, é preciso trabalhar em conjunto para atender demanda regional
Foram feitos pronunciamentos pelos presidentes de câmaras de municípios integrantes da Grande São Paulo: José Macário dos Santos Filho, de Taboão da Serra; Alexandre Pimentel, de Carapicuíba; Hiroyuki Minami, de São Bernardo do Campo; Eduardo Pereira dos Santos, de Mairiporã; e José Police Neto, de São Paulo. A posição de que até agora os parlamentares municipais estão "alijados do processo de definição de políticas e coordenação da aplicação de recursos na solução de demandas regionais, que tão bem conhecem" é comum a todos.
O presidente da Câmara de São Paulo revelou estar "absolutamente desconfortável" ao saber que a população espera mais dos vereadores, sendo pouco o que eles estão autorizados a fazer. "Foi por isso que iniciamos este contato regional, na busca de soluções para problemas comuns a todos os municípios. A quinta ou sexta maior região metropolitana do mundo, a RMGSP representa aproximadamente 20% do PIB nacional. Nela se encontra da mais profunda pobreza a mais profunda riqueza", alertou.
Para Police Neto, tal conglomerado tem questionamentos relativos ao caótico transporte local e intermunicipal, educação, saúde, saneamento básico e outros, todos requerendo resposta imediata. "E quem, senão os vereadores, tem a melhor noção das demandas e prioridades para a solução dessas questões regionais?" indagou. Para ele, um município da região metropolitana não resolve sozinho o enorme volume de problemas. "Precisamos trabalhar muito, em conjunto, para a efetivação desse parlamento, de forma a atender a explosão demográfica da região metropolitana", disse Police Neto, que encerrou o evento com a seguinte afirmação: "Junto com todos os colegas parlamentares, estamos à disposição do processo de integração parlamentar municipal, para que a vida de 21 milhões de munícipes seja cada vez melhor."
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações