Assembléia cria escola de cidadania
23/07/2003 19:13

Da Redação
O Instituto de Estudos, Capacitação e Políticas Públicas do Poder Legislativo estuda, pesquisa e dá subsídios para os trabalhos parlamentares e ações legislativas na área de políticas públicas. Chamado de Instituto do Legislativo Paulista (ILP), ele busca a integração da sociedade com o Poder Legislativo e propicia a capacitação e o aprimoramento profissional de seus servidores.
O ILP forma elaboradores, implementadores e gestores de políticas públicas para trabalhar com público interno (deputados e funcionários), com o público externo mais próximo (partidos políticos, ongs e jornalistas que acompanham o sistema político estadual, câmaras de vereadores, Ministério Público, Tribunal de Contas, Executivo Estadual) e a sociedade paulista em geral, ampliando e aprofundando os canais de comunicação com os seus representantes.
Atua como escola de governo e desenvolve ações que possibilitam maior conhecimento sobre a gestão pública, para ampliar e aprofundar a democracia participativa e converter as necessidades e os conflitos da sociedade em políticas públicas efetivas.
Mantém convênios e parcerias para o intercâmbio de informações; o desenvolvimento de programas e projetos de pesquisa; publicação de trabalhos técnicos científicos; a promoção de debates e seminários; projetos de cidadania; cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional dos servidores; cursos de extensão universitária sobre temas de interesse do Poder Legislativo, abertos ao público externo, além de curso de especialização lato sensu, o primeiro previsto para 2003.
O ILP elaborou e acompanhou a implantação de aproximadamente 40 convênios e protocolos de cooperação técnica com outros institutos, órgãos públicos e universidades, entre elas a USP, Unesp e Unicamp, para a organização de cursos de extensão e especialização.
Instrumento de mudanças
No seu primeiro ano de existência, o ILP realizou, em parceria com a Unesp, cursos de extensão universitária com temas de interesse do Poder Legislativo. Para o segundo semestre de 2003, está programado o curso de especialização lato sensu em Governo e Poder Legislativo, também em parceria com a Universidade Estadual Paulista. Será o primeiro curso de especialização realizado pelo ILP, com duração de 400 horas, devendo agregar disciplinas vinculadas às áreas de Ciência Política, Direito, Administração Pública e Economia.
Aos novos deputados e seus assessores, que iniciaram o mandato em 2003, o ILP realizou um programa de recepção para situar os novos parlamentares no contexto e processo legislativos, oferecendo atividades de informação e suporte técnico. Em 15 de fevereiro, o Programa de Recepção aos Deputados da 15ª Legislatura reuniu 33 deputados estaduais que exercem seu primeiro mandato, sete deputados reeleitos e 47 assessores parlamentares.
O Instituto iniciou, no primeiro semestre deste ano, cursos à distância para os funcionários da Assembléia Legislativos e demais interessados. Outro instrumento que tem sido eficaz é a transmissão e realização de videoconferências através do Programa Interlegis, desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa Interlegis é o primeiro grande projeto de modernização e integração do Legislativo brasileiro, cuja finalidade é a formação da Comunidade Virtual do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e a promoção de maior transparência e interação do Parlamento com a sociedade.
Participação Ativa da Sociedade
O ILP abriga dois centros de estudos. O Democracia Participativa tem por objetivo promover seminários, campanhas e debates para orientar a legislação participativa e a iniciativa popular, fornecendo subsídios aos mecanismos de participação popular, como o orçamento participativo, entre outros. O Centro de Estudos da Conjuntura Sócio-Político-Cultural "Orlando Vilas Boas" visa promover a reflexão, difusão e desenvolvimento da identidade nacional.
Em maio deste ano, o Centro de Estudos da Democracia Participativa realizou, como primeira iniciativa conjunta com o Fórum Paulista de Participação Popular, o seminário "O Controle Social do Orçamento Estadual". O "Orlando Vilas Boas", em parceria com o Conselho Brasileiro de Cultura e Civilização, organizou e coordenou a Semana Orlando Vilas Boas do 3º Fórum Nacional da Identidade Brasileira, em abril de 2003.
Para estimular a participação da sociedade nas atividades legislativas, foram realizados seminários em parceria com instituições universitárias e organizações não-governamentais. Em setembro de 2002, por exemplo, organizou série de palestras dirigidas a estudantes do ensino médio, que se habilitavam pela primeira vez ao voto. A iniciativa atingiu 2.520 alunos de escolas da Capital e do Interior do Estado.
Plano de trabalho
O Plano de Trabalho do ILP é definido em reunião do Conselho Deliberativo. O órgão máximo de deliberação do Instituto é formado pelos três diretores do Instituto, por um deputado de cada partido com representação na Casa, por um representante eleito pelos funcionários e por um representante de cada uma das universidades conveniadas.
Ao Conselho cabe, também, o estabelecimento de diretrizes para a formulação do Plano de Trabalho e analisar e aprovar a programação anual do Instituto e o relatório sobre os dados obtidos pela aplicação do IPRS.
O novo Plano de Trabalho prevê a implementação de atividades relacionadas aos Centros de Estudos vinculados ao Instituto, através de parcerias com secretarias de Estado e entidades da sociedade civil; palestras e visitas monitoradas dirigidas a estudantes de escolas públicas e formação política de jovens lideranças; capacitação de lideranças populares; educação à distância (em fase de elaboração); criação de um Banco de Talentos formado pelos técnicos do Legislativo Paulista e promoção de atividades culturais que estimulem a reflexão e a discussão de políticas públicas.
Para desenvolver suas atividades, o ILP conta com um Conselho Gestor que elabora propostas e assegura o apoio técnico das unidades administrativas da Assembléia. Os integrantes exercem suas funções sem prejuízo das demais atribuições de seus cargos. O Conselho Gestor é formado pelos titulares da Secretaria Geral de Administração e da Secretaria Geral Parlamentar, pelo procurador-chefe, e pelos diretores do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento de Comissões.
Ferramenta e matéria-prima
O Interlegis prepara oito cursos pela internet. Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal e o Papel do Vereador são alguns dos temas.
Com o apoio do Instituto do Legislativo Paulista, do Departamento de Informática e Desenvolvimento Organizacional e do Departamento de Recursos Humanos, representantes de 38 Câmaras Municipais participaram do Treinamento Básico Interlegis, entre 23 de junho e 4 de julho, na Assembléia Legislativa. No Estado de São Paulo, 230 Câmaras Municipais participam do Projeto. O Interlegis é uma ferramenta importante para o Programa de Interiorização da Assembléia Legislativa, defendido pela Mesa Diretora, que pretende articular as várias experiências regionais, criar um fórum de discussão permanente com as várias regiões do Estado, visando o fortalecimento dos legislativos e a implementação de políticas para o desenvolvimento sustentado.
Educação à Distância
Para a constituição da Comunidade Virtual Interlegis, estão sendo preparados pelo Programa Interlegis oito cursos na modalidade Educação a Distância, para serem oferecidos pela internet no período de 05 de Agosto a 10 de Dezembro de 2003:
Educação à Distância na Interlegis; Introdução ao Orçamento Público I, II e III; Busca da Qualidade; O Papel do Vereador; Lei de Responsabilidade Fiscal I e II.
Os cursos são gratuitos e se destinam, prioritariamente, a parlamentares, assessores e servidores das Casas Legislativas de todo o País. Maiores informações e formulário de inscrição constam no Portal Interlegis, no endereço http://www.interlegis.gov.br. As inscrições estarão abertas até o dia 4/8/2003. Inscrições efetuadas após esta data serão consideradas para os cursos do primeiro semestre de 2004.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações