Assembléia aprova nova alíquota de contribuição para inativos e pensionistas

DA REDAÇÃO
Os deputados estaduais paulistas aprovaram nesta sexta-feira, 26/12, o Projeto de Lei Complementar 57/2003, do Poder Executivo, que aumenta de 6% para 11% a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público estadual e de militares reformados.
Com a aprovação, esgota-se o objeto da convocação extraordinária da Assembléia, que teve início em 19/12 para apreciar a matéria.
O projeto foi aprovado com seis emendas na forma de subemendas. Declararam voto contrário ao projeto o deputado Romeu Tuma (PPS), a bancada do PCdoB, os deputados Luiz Carlos Gondim e Rafael Silva (ambos do PL), Jorge Caruso (PMDB), Conte Lopes (PP), Roberto Morais (PPS), Renato Simões, Marcelo Cândido e Roberto Felício (os três do PT). As bancadas do PT e do PDT encaminharam declaração de voto favorável dos partidos, com ressalvas. Também favoráveis à matéria, com restrições, encaminharam declaração de voto os deputados Vitor Sapienza (PPS), Valdomiro Lopes (PSB) e Orlando Morando (PL). O líder do governo, Vanderlei Macris também encaminhou declaração de voto sobre o projeto, explicando a posição do governo na adaptação do Estado à emenda 41, que altera o artigo 40 da Constituição Federal.
Onze lideranças partidárias da Casa, exceto a do PT, a do PDT e a do PCdoB, divulgaram documento intitulado "A nova Previdência paulista", que afirma que "a Assembléia Legislativa promoveu importantes aperfeiçoamentos, a destacar: denominação adequada aos proventos e pensões; reafirmação do Bônus permanência; e correta menção aos militares da reserva". O manifesto propõe a formação de um Grupo de Trabalho para formular uma nova proposta do Legislativo de São Paulo sobre a nova Previdência paulista. (leia a íntegra do documento na página 3).
Uma das subemendas aprovadas institui um abono permanência equivalente à contribuição previdenciária para os servidores que continuarem em atividade, mesmo já tendo cumprido as exigências para aposentar-se e desde que tenham contribuído com a previdência por pelo menos 25 anos (mulheres) ou 30 anos (homens). A outra subemenda, que engloba três emendas apresentadas por parlamentares, faz uma correção técnica à redação do projeto.
Com o projeto, que adapta a previdência pública paulista às regras estabelecidas pela emenda aprovada em Brasília, "São Paulo passa a ter condições de começar a discutir e planejar o formato de seu sistema previdenciário, num grande debate que a Assembléia vai realizar e acompanhar", disse Vanderlei Macris.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações