CPI dos direitos autorais ouve denúncias contra Ecad

A CPI que investiga possíveis irregularidades praticadas pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) ouviu nesta quarta-feira, 18/2, autores e pessoas envolvidas com direitos autorais, que fizeram denúncias sobre uma suposta "quadrilha que impera no Ecad há 50 anos", segundo palavras de Waldemar de Jesus Almeida, presidente do Sindciesp " Sindicato dos Compositores e Intérpretes " e autor de centenas de músicas, mas que não recebeu nada do Ecad no ano passado, apesar de ter vários sucessos entre suas criações. Almeida, que usa o nome artístico de Carlos Mendes, referendou as acusações do depoente anterior, Mário Henrique de Oliveira, presidente da Atida, que acusou o Ecad de arrecadar, mas não pagar. Segundo Mário, o Ecad cobra (ou negocia a cobrança) sem nenhum critério, sem planilha que apóie a cobrança e sem controle do que será distribuído para os autores. "Direito autoral no Brasil é uma bagunça" e as CPIs anteriores não deram em nada por causa do poder de persuação do Ecad que, segundo Mário, age nos bastidores.
O terceiro depoente, o advogado Marcos Bitelli, especialista na área de direitos autorais, questionou o estatuto do Ecad quanto a aceitação de novos sócios, dizendo que essa estrutura mantém o controle do escritório na mão de apenas duas pessoas pois, para que seja aceito um sócio, ele deve representar 20% da massa de autores, se quiser ser efetivo (leia-se com direito a voto), ou, se administrado " sem direito a voto " deve representar 10% dos autores, o que torna impossível a entrada de novos sócios. Bitelli denunciou ainda o número exagerado de processos que o Ecad sofre graças a sua saga arrecadatória. O advogado, que tem como cliente o setor de áudio-visual, disse que o Ecad quer 2,5% da arrecadação bruta de cada produção de cinema e TV. "Nem a Receita Federal baseia seus tributos na arrecadação bruta". Bitelli gostaria de tratar as questões com os interessados, isto é, os autores, mas disse que o Ecad não fornece listas dos autores nem das arrecadações.
O último a dar seu depoimento foi o maestro Mário Albanesi. O músico, que também é advogado, reclamou do tratamento dado aos autores nacionais que começa no esquecimento de dar-lhes crédito, quando na execução de músicas, e termina no descaso do Ecad com o repasse de seus direitos.
A CPI contou com a presença dos deputados Ed Thomas (PSB), Maria Lúcia Amary (PSDB), André Soares (DEM), Davi Zaia (PPS) e Carlos Giannazi (PSOL) sob a presidência do deputado Bruno Covas. O presidente da CPI avaliou como muito positiva a reunião desta quarta-feira e pretende ouvir mais pessoas antes de convocar o Ecad.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações