Dom Mauro Morelli: segurança alimentar não pode depender da boa vontade dos governantes


DA REDAÇÃO
O bispo de Duque de Caxias (RJ) dom Mauro Morelli, visitou nesta terça-feira, 27/4, o presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, com o objetivo de buscar o apoio do parlamento paulista para a consolidação de um plano de segurança alimentar no Estado de São Paulo. Segundo ele, a alimentação é um direito do ser humano a ser garantido por lei e não pode ficar à mercê da boa vontade dos governantes.
"Todos os partidos devem levar a questão em conta, uma vez que o programa de segurança alimentar não é efêmero, é algo a ser consolidado para sempre", disse o bispo, lembrando que a rede de ensino deveria criar uma forma de a criança receber alimentação, e na merenda, nas escolas. Para o bispo, a escola é a base para o direito fundamental da alimentação. "Não se atinge a democracia plena sem a reconciliação com crianças e meio ambiente".
Dom Mauro lamenta que o governo brasileiro não conheça profundamente seu próprio povo. "O Brasil tem controle sobre o histórico de cada cabeça de gado exportada, mas não possui um cadastro sobre a saúde de cada habitante".
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar deverá sugerir uma minuta da legislação estadual sobre esse tema ao Executivo paulista que, por sua vez, encaminhará um projeto de lei para a Assembléia apreciar, conforme solicitação do bispo.
"Sem a base constitucional e a legislação pertinente o Programa Fome Zero pode acabar ao longo do tempo", afirmou Dom Mauro. Para o bispo, tudo o que se come e se bebe acaba traduzido em saúde e vida.
Dom Mauro salienta que é importante descentralizar a questão de forma que a Assembléia participe desse pacto social e crie um sistema a ser seguido como exemplo, porque será um plano sustentado.
Presidente aprecia a idéia
O presidente Sidney Beraldo considerou interessante a idéia de Dom Mauro de dar sustentação legal ao programa de segurança alimentar. Segundo ele, "a Assembléia pode organizar um seminário sobre o tema, com a participação das comissões de saúde, de educação, de promoção social e de agricultura e pecuária", apontou o presidente, ressaltando que o parlamento pode contribuir para um programa completo de saúde alimentar.
De acordo com Beraldo, o Instituto do Legislativo Paulista poderia integrar um de seus técnicos ao conselho para que a Assembléia garantisse sua participação no programa de segurança alimentar, independente de partidos.
"Este parlamento tem tratado do desenvolvimento econômico, da geração de renda e de emprego e da inclusão social. Um cidadão tem que ter meios de sobreviver por si, sem assistencialismo, por isso a segurança alimentar não pode ser um título, mas uma política pública", afirmou o presidente.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações