Mauro Arce: governo teme colapso técnico da Cesp

DA REDAÇÃO
O que mais preocupa o governo do Estado é a possibilidade de a Companhia Energética de São Paulo entrar em colapso técnico em decorrência de sua situação falimentar. Isto abriria uma porta para o governo federal intervir na empresa. Essa foi uma das afirmações que o secretário de Estado da Energia, Mauro Arce, fez ao prestar esclarecimentos à Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Sebastião Arcanjo(PT), nesta quinta-feira, 26/6. O secretário declarou, ainda, que o governo não pretende intervir na empresa "em nenhum momento".
Já o presidente da Cesp, Guilherme Cirne de Toledo, disse que, ao longo de 35 anos de existência, a empresa investiu sempre, mesmo no período de racionamento. "E fez isso apesar apesar de ter um endividamento cada vez maior, principalmente junto ao governo federal, com garantia do Tesouro estadual", afirmou.
Cirne de Toledo atribuiu a vulnerabilidade financeira da Cesp à dívida em dólares da empresa, que tem receita em reais, e à perda de 25% da receita, fato que ocorreu com as geradoras de energia no país.
Ao traçar um histórico, desde 1995, da situação financeira das empresas Cesp e Eletropaulo, Arce afirmou que o Executivo vem tomando as medidas como a reestruturação das empresas e a apresentação de projetos referentes ao setor aprovados pelo legislativo paulista.
Participaram da reunião os deputados Simão Pedro (PT), Rodolfo Costa e Silva (PSDB), Adilson Barroso (PTB), Said Mourad(PFL), Nivaldo Santana (PCdoB), Paulo Sérgio (Prona), Mário Reali (PT), Vaz de Lima (PSDB) e Edson Aparecido (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações