ETE de Mongaguá deve confirmar amanhã turmas de Turismo

A direção do Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza deve confirmar até amanhã, 7/4, a continuidade ou não das turmas vespertina e noturna do curso de Turismo da ETE Adolpho Berezin, em Mongaguá. O prazo foi solicitado pela professora Laura Laganá, superintendente do órgão, durante audiência no dia 6/4 com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o diretor municipal de Turismo, José Francisco Garreta do Nascimento e a delegada regional de Turismo, Maria Tereza Ortale.
"Há alguns anos, a Câmara Temática de Turismo do Condesb realizou amplo estudo que apontava a necessidade de criação de cursos específicos, visando a capacitação da mão-de-obra e a profissionalização do setor. Nesse contexto, foi criado o curso em Mongaguá e o fechamento de uma turma representará um retrocesso", ponderou a deputada.
A argumentação foi reforçada pela representante da Secretaria Estadual de Turismo na Baixada. "Este curso é fruto de uma luta antiga pela conscientização dos agentes públicos sobre a importância de profissionalizar o setor. Trago aqui um apelo das pessoas e empresas envolvidas com a indústria turística para que o Estado acredite um pouco mais no curso e mantenha as duas turmas", completou Maria Tereza Ortale.
O diretor de Turismo de Mongaguá manifestou o apoio do prefeito Arthur Parada Prócida à manutenção das duas turmas e também entregou uma moção pela continuidade, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. "Precisamos de uma convergência de ações para valorizar mais este curso, desde a divulgação no período de inscrições para o vestibulinho até a garantia de condições para que os alunos concluam o estágio", afirmou.
Para justificar a extinção da turma noturna, a diretora da ETE, Regina Judith Mancin, alegou a baixa relação de inscritos por vaga e a dificuldade ocorrida no início desse semestre para completar o número de alunos necessários para a abertura da classe. Por outro lado, as professoras Eli Cardoso e Ludmila Cristian Grazzo, coordenadora do curso, apresentaram uma série de dados que apontam a importância da continuidade das duas turmas.
Segundo elas, o Turismo é o curso da ETE Adolpho Berezin com melhor produtividade, menor perda de alunos e maior índice de empregabilidade. "Cerca de 80% dos estudantes, ainda durante o curso, já estão trabalhando. Isto demonstra a qualidade e a eficiência do curso", argumentaram as professoras. Outro ponto favorável à manutenção foi a recente conquista de uma certificação pela Embratur para que a ETE também forme guias turísticos.
Diante das argumentações, a superintendente do Centro Paula Souza pediu um prazo de 24 horas para tomar a decisão, que poderá passar pela manutenção das duas turmas de Turismo, bem como pela criação de um curso de Administração. O representante da Prefeitura afirmou, inclusive, que o município está à disposição para construir novas salas de aula, caso seja necessário. "Fico feliz de ver este envolvimento da comunidade em defesa da escola", afirmou Laura Laganá.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações