Futebol atual valoriza tática, avalia especialista
MAU.jpg)

Estudos recentes mostram que, numa partida de futebol, o jogador que fica mais tempo com a bola a tem nos pés por dois minutos. "Por isso, cada jogada errada se transforma numa oportunidade perdida muito grande", avaliou o professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, José Alberto Aguilar Cortez. E isso, segundo ele, reforça a importância da tática no futebol atual.
Também consultor técnico da rádio Jovem Pan, Cortez proferiu nesta quinta-feira, 31/5, palestra sobre o tema "Esquemas táticos no futebol", como parte do seminário "Os valores do esporte no futebol " Capacitação do treinador de futebol", organizado pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa, com o apoio da Liderança do PT e da Federação Paulista do Futebol.
Cortez falou aos participantes " esportistas que trabalham com jovens e escolinhas de futebol, além de interessados em seguir carreira como treinadores " sobre a transformação de foco do futebol ao longo do tempo. Essa mudança passa, segundo ele, pelo sistema de jogo (a maneira como o posicionamento do time se define antes de entrar em campo), a preocupação com a preparação física, nos anos 1970, e, posteriormente a fase da tática.
"As ações táticas são todas aquelas com a bola em movimento, para surpreender e neutralizar o adversário", ele definiu. Isso torna importante a capacidade do jogador de analisar situações e tomar decisões com rapidez, além de sua versatilidade, segundo Cortez.
No trabalho com as crianças nas categorias de base, é preciso desenvolver as habilidades táticas mais com atividades do que com discursos, avaliou Cortez. Ele destacou ainda a importância " da qual o Brasil não parece consciente, em sua avaliação " de contar com profissionais especializados e motivados para realizar esse trabalho, que vai revelar os futuros craques.
Essa importância é compartilhada por Vergílio Dalla Pria, médico, ex-deputado e presidente do Rio Preto Esporte Clube. "Foi graças a um planejamento de formação de atletas, iniciado há seis anos, que o Rio Preto conseguiu os bons resultados que acabaram levando o time, este ano, à Primeira Divisão", disse.
Dalla Pria apresentou palestra sobre o tema "O treinador, o time e o clube". Ele abordou o papel do técnico, para ele uma espécie de coordenador que deve ter a confiança tanto de jogadores como de dirigentes. "O técnico ocupa uma das funções mais difíceis. Ele tem que ficar com um olho na sardinha e outro no gato", brincou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações