CPI da Gorjeta ouve sindicatos de trabalhadores




A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura irregularidades no repasse das gorjetas para os trabalhadores em bares e restaurantes do Estado, presidida pela deputada Maria Lucia Amary (PSDB), ouviu nesta terça-feira, 18/5, representantes de dois sindicatos de trabalhadores.
Gilberto José da Silva, vice-presidente do Sinthoresp, sindicato que congrega trabalhadores de 35 cidades do Estado, incluindo a capital, e Edmilson Cavalcante de Oliveira, presidente do Sinthoress, sindicato de Santos, informaram que têm recebido inúmeras denúncias do não repasse da gorjeta para os trabalhadores ou de um repasse parcial. Segundo os sindicalistas, o ideal seria que as empresas assinassem um acordo coletivo com os sindicatos, em que a questão da gorjeta seja regulada através de norma da Delegacia Regional do Trabalho.
Na convenção coletiva, a partição da gorjeta se dá da seguinte forma: 65% vão para os trabalhadores e 35% ficam para a empresa para custear encargos trabalhistas. Segundo os sindicalistas, esta seria a forma correta, pois a Justiça do Trabalho considera a gorjeta como parte da remuneração e, desta forma, o trabalhador estaria garantido no valor de sua remuneração quando se aposenta, tira férias etc.
O deputado David Zaia (PPS) afirmou que a regulação das gorjetas através de convenção, ou por lei, seria o caminho para garantir os direitos dos trabalhadores e evitar atritos. "O mercado já considera a gorjeta como parte da remuneração, a CPI poderia colaborar criando uma regulamentação", afirmou.
Com o objetivo de ter um panorama fidedigno do problema no Estado, os deputados Jorge Caruso (PMDB), Enio Tatto (PT), João Barbosa (DEM) e a presidente solicitaram que os representantes dos sindicatos enviassem dados da quantidade de denúncias, número de processos trabalhistas em que é pedido o pagamento das gorjetas, resultado de sindicâncias feitas pelos sindicatos, Ministério Público e DRT.
Também participou da reunião o deputado Bruno Covas (PSDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações