Balanço 2011 - Relação entre Legislativo e Executivo é consolidada pela presença de secretários

Autoridades estiveram na Casa para prestar contas e participar de audiências
Diversos secretários de Estado compareceram à Assembleia Legislativa, em 2011, para prestar contas de sua gestão, assinar convênios, participar de frentes parlamentares e de audiências públicas para discutir projetos e também a convite de comissões para esclarecimentos, entre outros motivos.
O então secretário da Educação, Paulo Renato Souza, esteve na Comissão de Educação, presidida por Maria Lúcia Prandi (PT), para expor as políticas adotadas pelo governo, como os programas Ler e Escrever, e São Paulo Faz Escola que, segundo o secretário, geraram bons resultados.
Desenvolvimento Metropolitano
Em 17/8, compareceu à Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, para também prestar contas de sua pasta, e em especial das ações empreendidas para a viabilização de agendas metropolitanas. Essas agendas têm por objetivo estabelecer laços entre o governo e as regiões metropolitanas do Estado para criar soluções comuns a vários municípios limítrofes de um grande centro urbano.
Edson Aparecido esteve ainda outras vezes na Casa neste ano. Numa delas, em 12/4, comprometeu-se com a realização de cinco audiências públicas para tratar da reorganização da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Após a realização dessas audiências, foi aprovado em Plenário o PLC 6/2005, que trata da matéria. O texto, além de alterar o nome de Região Metropolitana da Grande São Paulo para Região Metropolitana de São Paulo, prevê para sua reorganização a criação de conselhos deliberativo e consultivo, de autarquia correspondente ao objeto da proposta, bem como fundo metropolitano.
De volta à Casa em 20/4, o secretário Edson Aparecido participou da abertura da reunião que instituiu a Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Frentes e Saúde
A criação da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, proposta por deputados de diversos partidos e com adesão de 21 parlamentares, foi lançada em 14/4, na Secretaria de Cultura de Arujá, com a presença também de Edson Aparecido. O lançamento de outra frente, a Frente Parlamentar das Santas Casas, presidida pelo deputado Itamar Borges (PMDB), contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Guido Cerri.
A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Marcos Martins (PT) também recebeu, em 28/6, o secretário da Saúde, que veio esclarecer ações do governo quanto a denúncias de fraude em licitação de medicamentos e pagamentos a médicos por plantões não prestados junto ao Hospital de Sorocaba.
Em 22/6, a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê entregou ao secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, relatório contendo diagnóstico dos principais entraves e as propostas abrangentes para dinamizar as principais necessidades sociais da região.
Educação, Casa Civil e Turismo
Audiência pública, realizada em 27/6, para discutir os PLCs 37/2011 (que reclassifica vencimentos e salários dos servidores do Magistério) e 38/2011 (que institui Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para integrantes do apoio escolar), ambos do Executivo e aprovados pela Casa em 29/6, contaram com a presença do secretário da Educação, Herman Voorwald. Os projetos foram sancionados pelo governador em 11/7, originando as leis complementares 1.143 e 1.144/2011, respectivamente.
O secretário de Turismo, Márcio França, compareceu à Assembleia Legislativa, em 17/8, para participar da reunião conjunta das frentes parlamentares das Hidrovias e de Apoio ao Turismo, que discutiu estratégias para o desenvolvimento do turismo fluvial paulista.
Sidney Beraldo, secretário-chefe da Casa Civil, e Emanuel Fernandes, da pasta de Planejamento e Desenvolvimento Regional, entregaram, em 15/8, ao presidente da Casa, Barros Munhoz, o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015, do Executivo, que define metas da ação pública para os próximos quatro anos. O PPA foi aprovado pela Assembleia, em 16/12.
O 2º Forum Ibero-Americano para o Desenvolvimento da Banda Larga, iniciativa do deputado Edmir Cedid (DEM), aconteceu nos dias 7 e 8/11, no auditório Paulo Kobayashi. O evento contou com a presença de especialistas e políticos brasileiros do setor e representantes de outros países latino-americanos.
Participaram da mesa de abertura os secretários de Estado Julio Semeghini (Gestão Pública) e Andrea Calabi (Fazenda), o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cazer Alvarez, além de representantes de setores das telecomunicações.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações