Congresso de comissões rejeita emendas ao projeto que desestatiza a CTEEP

DA REDAÇÃO
Convocado pelo presidente Sidney Beraldo, realizou-se nesta quinta-feira, 24/2, às 15h, um congresso das comissões de Serviços e Obras Públicas, de Finanças e Orçamentos e de Constituição e Justiça, com o objetivo de apreciar o Projeto de Lei 2/2005, que inclui a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) no Programa Estadual de Desestatização.
Em conjunto com os petistas Simão Pedro e Enio Tatto, respectivamente presidentes da CSOP e da CFO, a reunião foi aberta pelo deputado Ricardo Tripoli (PSDB), presidente da CCJ que, de pronto, nomeou o deputado Vítor Sapienza como relator e o convidou a ler seu parecer.
Parecer alternativo
Uma vez que a peça elaborada por Sapienza não contemplou nenhuma das 17 emendas de plenário - 16 oferecidas pelo PT e uma pelo PCdoB - Mário Reali (PT) expôs um parecer alternativo, que situava historicamente o processo de privatizações no Estado e justificava a oportunidade de cada uma das emendas rejeitadas no parecer de Sapienza, como, por exemplo, a manutenção dos direitos trabalhistas e do fundo de pensão dos funcionários da empresa.
Também manifestaram-se contrariamente ao projeto, os deputados Nivaldo Santana (PCdoB), Adriano Diogo e Roberto Felício, ambos do PT. Por fim, manifestaram-se os presidentes do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo Antônio Carlos dos Reis, e o presidente do Sinergia, Wilson Marques de Almeida. Ambos enfatizaram que não estavam convalidando a decisão do congresso de comissões, pois consideraram não ter havido suficientes debates para que o processo pudesse ser considerado democrático.
Antes de se iniciar a votação, Enio Tatto explicitou o acordo tecido entre as lideranças: "O PT viabilizará a conclusão do parecer desta comissão com a contrapartida de que a tramitação do PL somente se inicie em plenário na próxima quarta-feira, 2/3. Isso não significa que a oposição ao governo deixará de utilizar todos os mecanismos regimentais de obstrução". Tatto esclareceu que a bancada petista ainda procura uma solução alternativa à privatização da CTEEP.
Votação
Votaram favoravelmente ao parecer os deputados Alberto Turco Loco Hiar (PSDB), Eli Corrêa Filho (PFL), José Dílson (PDT), Paulo Sérgio (PRONA), Ricardo Tripoli (PSDB), Rodolfo Costa e Silva (PSDB), Vanderlei Macris (PSDB), Vítor Sapienza (PPS), Padre Afonso Lobato (PV) e José Bittencourt (PTB). Este último fez a ressalva de que era favorável à emenda nº4, apresentada por Campos Machado, seu colega de partido.
Em separado, apoiando as 17 emendas de plenário, votaram Enio Tatto, Mário Reali, Sebastião Arcanjo e Simão Pedro, todos do PT, além de Nivaldo Santana (PCdoB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações