Fornecimento de gás natural em Itapevi depende da viabilidade econômica


08/12/2005 16:52

Compartilhar:

Deputado João Caramez e o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comgás, Carlos Eduardo de Freitas Bréscia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CARAMEZ Comgas4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A viabilidade econômica será o fator principal para que o gás natural chegue a Itapevi e região. Foi esta a informação recebida pelo deputado João Caramez (PSDB) do diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comgás, Carlos Eduardo de Freitas Bréscia, durante audiência na sede da companhia de gás em São Paulo.

Segundo Bréscia, a extensão da rede de gás natural para atender as empresas instaladas na região depende do volume de negócio e da amplitude da demanda para a sua concretização. A Comgás tem interesse em atender as empresas, mas é o estudo da demanda que vai determinar quando o gás encanado estará disponível para o mercado da região.

"A companhia de gás é a maior interessada em atender as empresas, só que não depende apenas da Comgás, mas da boa vontade das empresas em nos informar qual é o volume a ser utilizado, pois o investimento é altíssimo e precisa ser recuperado em pelo menos 10 anos. Sem a previsão do volume, a Comgás não estende a rede", afirmou Bréscia.

O deputado disse que o empresariado tem interesse e se dispôs a ajudar a Comgás no levantamento junto às empresas. Caramez disse ainda que, da última vez em que se reuniu com os empresários, sentiu a pré-disposição de negociar para que a rede de gás encanado atenda as indústrias da cidade. Na ocasião, os empresários apresentaram dados que apontam o consumo de um milhão de metros cúbicos/mês utilizado pelas indústrias.

Caramez acredita que o volume a ser consumido é suficiente para o investimento e solicitou à Comgás um levantamento apurado para que as empresas possam contar com este benefício, visto que o consumo de energia elétrica está elevado e não comporta o aumento da produção industrial da região.

O prolongamento da rede de distribuição da Comgás é uma reivindicação antiga dos empresários de Itapevi e região, que buscam apoio do deputado para que a concessionária atenda o pedido.

"Estamos trabalhando fortemente em nossa região, pois o momento é de crescimento. Uma prova disto está em Itapevi, além do parque industrial existente, outras áreas começam a despertar o interesse dos empresários", afirmou o deputado.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp