Frente Parlamentar discute divulgação da hidrovia Tietê-Paraná


05/12/2006 19:01

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Deputado João Caramez (à frente à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hidrovias097mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Schad, presidente da Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hidrov Carlos Schad  Pres da ADTP01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hidrov geral 103mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) coordenou nesta terça-feira, 5/12, reunião de trabalho preparatório para a elaboração de uma minuta de projeto de lei que prevê o desenvolvimento do plano estadual de hidrovias. No encontro, que marcou o encerramento da série de reuniões deste ano, discutiu-se a divulgação da hidrovia Tietê-Paraná.

Caramez ressaltou que só a participação ativa, o interesse e o empenho de todos, como efetivamente vem ocorrendo, permitirá o fechamento do trabalho e a elaboração do plano final. Ele também observou que problemas ligados ao tema, como a travessia entre regiões por hidrovia, também podem ser contemplados no plano estadual.

Osvaldo Rossetto Junior, diretor do Departamento Hidroviário e coordenador do grupo de trabalho que trata da institucionalização da autarquia, observou que na reunião realizada no município de Presidente Epitácio houve manifestação sobre inclusão no plano dos itens calado e dinamização da infra-estrutura.

Carlos Schad, presidente da Agência de Desenvolvimento Tietê-Paraná (ADTP) e coordenador do grupo de trabalho de comunicação, disse que o foco da primeira etapa das atividades da frente foi definir os pontos fortes da hidrovia, que se constituem em potenciais vantagens a serem exploradas, publicitariamente, em um plano específico de divulgação, com o objetivo de atrair a iniciativa privada para utilização desse meio de transporte.

Segundo Schad, o aspecto a ser explorado na comunicação é a notabilidade do projeto, por seu caráter complexo e paradigmático. A proposta é difundir as vantagens da hidrovia como uma alternativa de transporte de baixo custo e alta eficiência e atribuir a ela a mesma relevância do segmento rodoviário. O plano estadual de hidrovias baseia-se também na preocupação cidadã, ao levar em consideração aspectos como a integração geográfica e política, a criação de empregos, a preservação do meio ambiente e a economia na utilização de combustível e na conservação das rodovias. Schad disse que é necessário encontrar um slogan e um nome auto-explicativo para o projeto, que exprima todo esse potencial oferecido pela implantação do projeto, capaz de atrair o empreendedor da iniciativa privada.

As estratégias de comunicação junto à grande mídia devem também explorar fatos geradores de notícias, como eventos locais (festas regionais, feiras e comemorações religiosas) e o potencial turístico de toda a área geográfica a ser beneficiada pela hidrovia Tietê-Paraná.

Durante a reunião foram apresentadas outras sugestões como divulgar o potencial de prestação de serviços comunitários; publicidade do projeto via edição de obras pedagógicas; e desenvolvimento de kits publicitários com conteúdos específicos para diversos públicos.

O deputado João Caramez lembrou que o lançamento da Frente Parlamentar das Hidrovias em 9/5 foi idealizado tendo em vista que a crescente movimentação de pessoas e mercadorias tem feito as nações buscarem alternativas de transporte com menor custo e maior eficiência. "A despeito de o setor hidroviário se desenvolver em diversos países que encontraram nele muitas vantagens, o Brasil ainda subutiliza seu enorme potencial." Ele ressaltou ainda que, apesar dos fortes investimentos na construção e na manutenção da hidrovia Tietê-Paraná, utiliza-se apenas 20% da sua capacidade, havendo muito a ser feito.

O parlamentar informou que a frente parlamentar realizará no início do próximo ano duas reuniões. Uma em fevereiro, para a apresentação do relator, professor Ricardo Luiz Camargo, da Fundação Instituto de Administração, vinculada à USP, que deverá consolidar os trabalhos, colher sugestões e adequá-las a projetos viáveis. A outra reunião ocorrerá em março, para a conclusão do projeto. Lembrou ainda que é importante haver um encontro com o novo responsável pela Secretaria Estadual dos Transportes, que poderá ser um importante aliado na aprovação do projeto.

alesp