Secretários ampliam debate sobre projeto do Pontal

O deputado Mauro Bragato (PSDB), com o propósito de ampliar o debate sobre o Projeto de Lei 578/2007, organizou a visita dos secretários de Estado Luiz Antônio Marrey, da Justiça, e João Sampaio, da Agricultura e Abastecimento, e do diretor do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Gustavo Ungaro, à cidade de Presidente Prudente. Eles foram ao oeste paulista para dar continuidade às conversas com diversos setores da sociedade sobre o PL em tramitação na Assembléia. O projeto dispõe sobre a regularização de posse de terras acima de 500 hectares em áreas devolutas ou presumivelmente devolutas na região administrativa de Presidente Prudente e sobre a criação de novos assentamentos.
Para Bragato, é muito importante esse tipo de discussão como forma de aprimorar o projeto. Segundo o parlamentar o formato final do projeto não está fechado e precisa ser debatido na Assembléia para que se chegue a uma proposta que resolva a delicada situação fundiária da região. Na visão do parlamentar, entrar em consenso com os fazendeiros seria a melhor forma de recuperar parte das áreas.
Já o secretário Marrey disse que o governo do Estado tem a responsabilidade política de não ser omisso em relação aos problemas fundiários da região. "Por isso, tomou a iniciativa de encaminhar à Assembléia Legislativa, espaço adequado e legítimo para esse tipo de discussão, proposta para desenvolver a região, dar segurança jurídica e arrecadar terras para assentamentos", afirmou.
Para o presidente da União dos Municípios do Pontal (Unipontal) e prefeito de Regente Feijó, Marco Antônio Rocha, são importantes iniciativas como esta, que têm como finalidade minimizar os impactos da crise agrária na região. "A regularização fundiária é peça fundamental para alavancar a economia dos municípios", afirmou.
O projeto é uma das apostas do governo para levar paz social à 10ª Região Administrativa do Estado. A expectativa é de que a medida, se aprovada, abra caminho para a regularização de 275 mil hectares no Pontal do Paranapanema. Nos encontros, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões de aperfeiçoamentos e de esclarecer suas dúvidas com relação ao projeto de lei. As propostas foram anotadas pelo secretário da Justiça e pelo deputado Mauro Bragato e serão levadas em conta na discussão do projeto na Casa.
Caso o PL seja aprovado, os fazendeiros poderão regularizar parte das áreas ocupadas e o governo do Estado arrecadará outra parcela para a implantação de assentamentos. O projeto prevê proporcionalidade para esta arrecadação do Estado: para fazendas acima de 500 hectares até 1.000 ha, serão destinados 15% da área para o Estado; de 1.000 há até 2.000 ha, 20%; e acima de 2.000 ha, 25%. O ocupante pode optar por desmembrar a área ou oferecer outra na mesma região. Caso o fazendeiro que aderir ao projeto não queira ceder uma parcela da terra, por exemplo, existe a possibilidade de pagar pelo preço equivalente da terra a ser arrecadada. O dinheiro será utilizado para políticas de assentamentos na região, por intermédio de um Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Pontal de Paranapanema.
mbragato@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações