Criada a Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequena Empresa



DA REDAÇÃO
Associações, federações, sindicatos patronais e de empregados do comércio fizeram presença maciça no lançamento da Frente em Apoio a Micro e Pequena Empresa, na tarde desta terça-feira, 4/5, na Assembléia Legislativa. O nascimento da frente foi marcado por uma iniciativa pluripartidária. Os deputados Rodrigo Garcia (PFL), Vicente Cândido (PT) e Vanderlei Macris (PSDB) a idealizaram como um veículo que pretende envolver o Legislativo e o Executivo estaduais, empresários, empregados, técnicos e acadêmicos na realização de idéias e sugestões que alavanquem as micro e pequenas empresas no Estado.
O ato formal de lançamento consistiu na assinatura de um documento-manifesto pelos propositores da frente e dos representantes de entidades presentes ao ato. O deputado Vicente Cândido fez a leitura pública do texto, do qual foi relator em parceria com Vanderlei Macris. O deputado Rodrigo Garcia será o coordenador da Frente, que deve receber ainda novas adesões.
Desburocratização
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, participou do ato de lançamento e saudou os parlamentares idealizadores da frente, reafirmando que esta pode gerar um ambiente mais favorável ao empreenderorismo no Estado. "As micro e pequenas empresas são as que geram mais empregos e com mais baixo investimento", destacou. Beraldo ressaltou a importância da oferta de crédito, de juros baixos, da redução da carga fiscal e da burocracia para a expansão dessa modalidade de empreendimento.
O presidente da Federação do Comércio de São Paulo, Abraham Szajman, disse que a idéia pioneira da frente em apoio à pequena empresa deveria se multiplicar por todas as casas legislativas municipais, estaduais e federais. Szajman não perdeu tempo e já apresentou a primeira sugestão para os parlamentares apreciarem: a elaboração de um projeto de lei que crie o Poupatempo do empresário. A proposta é centralizar num único ponto os serviços prestados por aqueles órgãos públicos envolvidos na abertura e fechamento de empresas.
Uma outra idéia do presidente da Federação do Comércio seria a criação da "pré-empresa", uma espécie de estágio para o empreendedor testar a viabilidade de seu novo negócio. Por esse mecanismo, o pequeno empresário poderia abrir seu negócio com apenas um registro simplificado, que seria provisório, com duração de um ano, prorrogável por igual período.
Apoio técnico e tecnológico
As principais reivindicações das entidades que representam empresários e trabalhadores do comércio referem-se à abertura de linhas de crédito, desburocratização, redução da tributação e apoio técnico e tecnológico.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, disse que sua pasta estará a serviço da frente para permitir todas as facilidades a pequenos empresários que desejem integrar em seus negócios inovações tecnológicas.
A Frente Parlamentar de Apoio a Micro e Pequena Empresa nasce com bons auspícios. A manifestação entusiástica de todas entidades do comércio e da indústria, sindicatos de trabalhadores, centrais sindicais, Sebrae e outras instituições permite afirmar que a frente pode se apoiar em um forte movimento. As micro e pequenas empresas representam 98% do conjunto de empresas do país, 29% do PIB brasileiro, movimentam 12% do volume de exportações e empregam 35 milhões de trabalhadores. Segundo a Constituição Federal, as microempresas e empresas de pequeno porte têm assegurado tratamento jurídico diferenciado e simplificado, no entanto, segundo os representantes das entidades presentes ao evento, esse tratamento especial ainda não saiu do papel.
Somatória
Segundo Vicente Cândido, a somatória de energia verificada no lançamento da frente servirá para o Legislativo atestar junto à sociedade qual é o seu verdadeiro papel. Vanderlei Macris completou dizendo que o compromisso assumido pela frente junto a sindicato, associações e federações é um dos mais importantes desafios da Assembléia Legislativa dos últimos anos.
"Pontos comuns e idéias convergentes permitiram a criação desta frente, cuja responsabilidade é por em prática idéias e sugestões em prol da pequena empresa. Necessitamos do apoio do Executivo, das entidades patronais e sindicatos de trabalhadores. Queremos implantar sugestões e idéias que já estão ditas e a nossa volta", finalizou Rodrigo Garcia, informando que já na próxima semana a Frente se reunirá para avaliar as primeiras propostas apresentadas pelas entidades.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações