Educação étnico-racial em debate na Comissão de Educação
23/11/2011 20:35
A Comissão de Educação realizou nesta quarta-feira, 23/11, o debate Educação Étnico-Racial no Ambiente Escolar, com base na implementação da Lei Federal 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A partir desta lei, o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio passou a ser obrigatório.
O presidente da comissão, Simão Pedro (PT), informou que o debate foi pedido pela deputada Leci Brandão (PCdoB) devido à percepção da comunidade escolar e dos movimentos negros da falta da efetiva implementação do ensino da história africana e relações étnicas nas escolas. Leci afirmou esperar que, a partir deste debate, possa ser realizada, em 2012, a 1ª Conferência Estadual das Relações Étnico-Raciais.
Prática da lei
A Lei 10.639/2003 foi considerada um avanço pelos participantes do debate, por ser uma forma de iniciar a reversão dos danos provocados por 300 anos de escravidão e 123 anos de exploração. A educação é considerada a melhor arma para combater o racismo e o preconceito. "Não tem como deixar de ver essa discussão sob o manto de nossa suposta democracia racial", disse a defensora pública Tatiana Belons Vieira.
Rose Louback, assessora técnica da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) representando o secretário da Educação, Herman Voorwald, falou das ações que a Secretaria da Educação promove para a implementação da lei, que se iniciaram em 2005 com seminários para discutir a norma, e incluíram a elaboração de material de apoio. A partir de 2008, disse, por conta de outra lei, foram incluídos estudos sobre as etnias indígenas.
Porém, as ações que a Secretaria da Educação mantém para capacitação dos professores são insuficientes, disseram os educadores presentes. A formação deve ser continuada e para toda a rede escolar, defendeu Anatalina Lourenço da Silva, diretora da Apeoesp. "Ao não se aplicar a lei, se burla a lei maior da educação, a LDB", disse Marilândia Frazão, do Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial do Estado de São Paulo (Feder-SP).
Ainda ocorrem diversos casos de preconceito racial na escola, e foi citado um caso de pais que proibiram seus filhos de participar de aula sobre religião africana. Mas a aplicação da lei deve ser bem trabalhada na escola, de forma crítica, para que não haja reforço do preconceito.
Estavam presentes ainda Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Maria José Favarão, secretária de Educação de Osasco e representante da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-SP). Participaram também do debate representantes de diversas organizações do movimento negro, dentre eles Movimento Negro Paulista, representado por Nuno Coelho; Douglas Belchior, da Uniafro; e Mari Medeiros, da Unegro.
Pauta
De autoria do deputado Edson Ferrarini (PTB), foi aprovado requerimento convidando o secretário da Educação, Herman Voorwald, para falar sobre as ações e procedimentos que sua pasta adota como medidas educativas para prevenção do uso do álcool. Beto Trícoli (PV) lembrou que o secretário virá à comissão no próximo dia 30/11, para falar sobre as ações da secretaria, quando poderia abordar os assuntos do requerimento, com o que Ferrarini concordou.
A comissão ainda deliberou sobre sua pauta. Foram aprovados os pareceres dados a seis projetos de lei, um projeto de lei complementar e cinco processos. Em deliberação conclusiva, foram acolhidos nove projetos de lei e duas moções.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações