Investimentos em Santos deverão ser direcionados para exploração do pré-sal




Necessidade de túneis de ligação entre bairros também foi apontada em audiência da CFOP
A Câmara Municipal de Santos sediou nesta segunda-feira, 19/9, audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia paulista para ouvir as sugestões de investimentos para o Orçamento 2012 dos cidadãos que residem na Região Metropolitana da Baixada Santista. A condução da reunião coube ao deputado Vitor Sapienza (PPS) que dividiu a mesa dos trabalhos com Regina Gonçalves (PV), Luiz Cláudio Marcolino, Telma de Souza e Donisete Braga, todos do PT, e o presidente da Câmara de Santos, Manoel Constantino.
Após seis anos de realização de audiência pública, a população mostra que sabe encaminhar adequadamente suas reivindicações. A afirmação foi de Sapienza, que lembrou a peculiaridade da região, voltada a segmentos econômicos diferenciados, como o turismo e a exploração da camada pré-sal.
Regina Gonçalves lembrou que a comissão tem feito trabalho árduo para estreitar distância entre a população e o Legislativo. A deputada ainda ressaltou que a questão dos royalties do pré-sal está inclusa na LDO 2012, já aprovada pelo Parlamento paulista.
Ex-prefeita de Santos e atual representante da região na Assembleia Legislativa, Telma de Souza informou que a região tem necessidade de verbas para exploração do pré-sal; novo túnel para escoamento de carga portuária; Hospital dos Estivadores; reforma de antiga hospedaria de imigrantes para abrigar unidade da Etec; conjuntos habitacionais; implementação do programa Navega São Paulo, entre outras providências.
Mais demandas foram apresentadas pelo presidente da Câmara local: construção de túnel ligando as zonas leste e noroeste de Santos, e de unidade terapêutica na zona noroeste.
É crítico o quadro do avanço do consumo de drogas na Baixada Santista, segundo levantamento apresentado por Donisete Braga, coordenador da Frente de Combate ao Crack. O estudo aponta que 44% dos usuários de drogas são viciados em crack, sendo que a droga mais consumida na região é o álcool.
Pedidos da sociedade e de vereadores
Vereadores de diversos municípios do litoral se pronunciaram. Wilson Jr., de Santos, solicitou benfeitorias na malha viária e aumento do efetivo policial nos fins de semana. Regina, de Itanhaém, endossou pedidos do funcionalismo e para seu município reivindicou unidade da Fatec; delegacia de defesa da mulher; implantação de ciclovias; centro de controle de zoonoses e passagens de nível.
Grupo de 400 moradores de Peruíbe, representados por Ricardo Corrêa, solicitou a construção de estrada de ligação entre o município e o bairro de Parelheiros, na capital.
Integrantes de associações do funcionalismo - Paula Souza, Judiciário, Apampesp, Apeoesp - também se manifestaram para pleitear mais recursos para reajuste salarial e do vale-refeição, e custeio do Iamspe, entre outros.
Paulo Corrêa quer explicações sobre os precatórios de desapropriações que passaram da administração santista para a do Estado. Há 35 anos teve dois terrenos de sua família desapropriados em Bertioga (na época distrito de Santos) e ainda não recebeu o valor devido pela desapropriação, contou.
Atenção aos assuntos cicloviários, de forma que todos os municípios do Estado tenham ciclovias; melhorias no sistema Anchieta-Imigrantes, para mais segurança aos motoristas; isonomia nos valores pagos como adicional de localidade, para evitar evasão do efetivo policial de determinado município para outro; investimentos na segurança pública; assistência ao usuário de drogas e a seus familiares; fortalecimento da Defensoria Pública; e verbas para o Hospital Guilherme Alves foram os demais pleitos de cidadãos de Santos.
Ao final da reunião, o vice-presidente da CFOP, Marcolino, lembrou que a próxima audiência acontece na quinta-feira, 22/9, às 18h, na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André. Ele destacou também que as solicitações serão estudadas e dentro do possível incluídas no projeto orçamentário, mediante emendas individuais ou coletivas dos deputados.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações