Despojados de inúteis fantasias, os retratos de Márcia Oliveira espelham um realismo comovente


Márcia Oliveira usa um modo de pintar vibrante e seus retratos possuem expressões carregadas de mistério e de angústia. São rostos dos quais existem somente sentimentos de tristezas originados pela devastação da alma e solidão. Ambos se revelam nas prospectivas de sombra em direção a uma luz reveladora.
A sua efusão lírica não age através da exasperação, pois o resultado pictórico se apresenta e se reaviva sempre límpido, consoante o desejo de traduzir a sinceridade dos pensamentos dos quais a artista se inspira ao entrar no círculo incandescente da pintura contemporânea.
Márcia Oliveira dá vida a seus fantasmas poéticos, trazendo esses fantasmas do fundo de uma mancha escura que se desveste, véu após véu, do seu mistério através de páginas com cores que buscam a luz.
Seus retratos figurativos refletem habilidade na cor e no desenho. Mais do que figurativos, eles espelham um realismo absoluto, despojado de inúteis fantasias. Os trajes tradicionais, os véus dos povos do Oriente, fixam um realismo que faz pensar no eco de um longínquo passado.
Em A Tibetana, obra a pastel doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, Márcia Oliveira revela sentimentos refinados e riqueza interior, capacidade de adesão ao real e exigência de transformá-lo liricamente. Uma sutil veia romântica e a necessidade de não deixá-la diluir na pura fantasia, de investir as imagens que a natureza e a figura humana lhe retornam, são os aspectos mais cativantes dessa pintura adepta a um novo realismo na arte.
A Artista
Márcia Oliveira, pseudônimo artístico de Márcia de Oliveira Aranha, nasceu em São Paulo, em 1943. Embora formada em direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, SP, em 1978, realizou diversos cursos de desenho e pintura com a professora e artista plástica Isabela Hohagen (1996), pintura em tela com Lídia Cury Ayoub (1999) e desde o ano 2000 desenho e pintura com o destacado professor e artista plástico Maurício Takiguthi.
Participou de diversas exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: V Salão de Artes Plásticas do Jornal das Artes, SP (1999); XIV, XV, XVI, XVII e XVIII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo, MG (1999, 2000, 2001, 2002 e 2003); XI Salão de Artes Plásticas Comendador Bernardo Saturnino da Veiga, São Lourenço, MG (2001); XV Salão de Arte Associação Comercial Distrital de Pinheiros, SP (2002).
Recebeu os seguintes prêmios: Pequena Medalha de Ouro na categoria desenho, no XIV Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (1999); menção honrosa na categoria pastel, no XVI Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (2000); Grande Medalha de Prata na categoria pastel, no XVI Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (2001); Pequena Medalha de Ouro na categoria pastel, no XVII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (2002); e Grande Medalha de Ouro na categoria pastel, no XVIII Salão de Artes Plásticas de Arceburgo (2003).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações