Líder do PT apresenta questão de ordem sobre a tramitação do Orçamento
23/10/2006 18:59

O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Enio Tatto, protocolou nesta segunda-feira, 23/10, uma questão de ordem em que pede esclarecimentos ao presidente da Casa, Rodrigo Garcia, sobre o cumprimento dos dispositivos regimentais relativos à tramitação do projeto de lei que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2007 (PL 225/2006).
O projeto da LDO encontra-se em tramitação no Legislativo, mas não foi submetido ainda a votação. Ocorre que o governador do Estado, cumprindo exigência constitucional, já encaminhou à Assembléia o projeto de lei referente ao Orçamento para 2007, ao qual não puderam ser incorporadas as alterações dos parlamentares ao projeto da LDO aprovadas pela Comissão de Finanças e Orçamento.
A questão de ordem pede esclarecimentos sobre como devem se comportar os parlamentares, uma vez que a Constituição Estadual, em seu artigo 175, parágrafo 1º, determina que as emendas ao projeto de lei do Orçamento somente serão aceitas se forem compatíveis com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
"Note-se que a Constituição fala em admissão de emendas, ou seja, de sua aceitação no momento do protocolo, e não de sua posterior aprovação. O Regimento Interno, no artigo 247, reitera a mesma exigência. Ora, como apresentar ao projeto do Orçamento emendas compatíveis com a Lei de Diretrizes Orçamentárias se esta sequer foi votada?", questiona o documento.
De acordo com o documento, outra anomalia refere-se ao fato de que o PL do Orçamento não só não foi publicado na íntegra como também não foi pautado na sessão imediata à sua publicação. "Nem poderia sê-lo, porque é exigência constitucional que se aprove antes a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a fim de que os deputados possam apresentar emendas com ela compatíveis."
Para resolver o problema, o líder do PT apela para o presidente da Assembléia Legislativa no sentido de que seja pautado e votado o PL 225/2006, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para 2007, antes que se inicie o período de pauta do projeto de lei do Orçamento. Segundo a questão de ordem, essa medida é necessária no sentido de manter a coerência do processo legislativo, evitando que sejam tomadas providências junto ao Judiciário para que se cumpram as normas constitucionais.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações