Secretário de Desenvolvimento Metropolitano apresenta ações da Agenda Metropolitana



Em reunião realizada nesta quarta-feira, 17/8, a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), recebeu o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, para prestar contas de sua pasta, em especial das ações na viabilização da Agenda Metropolitana, que visa estabelecer laços entre o governo e as regiões metropolitanas do Estado de São Paulo para a solução de problemas comuns a vários municípios.
O secretário lembrou que na primeira etapa do governo Alckmin, o governador criou a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano para promover o desenvolvimento sustentável e fomentar a cooperação entre Estado, município e União objetivando uma perfeita execução das ações que apresentam impacto metropolitano. Para ele, o objetivo principal da secretaria é dotar as macrorregiões de desenvolvimento, combatendo a pobreza e reduzindo as distâncias sociais ao elevar o índice de desenvolvimento humano. Para tanto, entende que o município deve ter participação efetiva nas dotações orçamentárias, como reza a Constituição.
Sobre a criação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, afirmou que até a sua implantação, caberá à Emplasa desenvolver o trabalho. Essa secretaria foi criada em março de 2011 e, em seguida, o governador criou a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, composta por 11 secretários de Estado e presidida pelo governador. É de responsabilidade dessa Câmara o estabelecimento da política estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações do estado.
A Agenda Metropolitana consiste na elaboração de uma agenda comum entre os poderes e a sociedade das regiões, são instrumentos para a governabilidade. A primeira região contemplada com esse trabalho, realizado in loco pelo secretário e assessoria técnica, foi a região do ABC. A configuração financeira metropolitana foi estabelecida na agenda assim como as ações físicas que serão realizadas nos próximos quatro anos. Em seguida, a região da Baixada Santista receberá maior volume de recursos, e a região de Campinas, terá a Agenda até o final de novembro deste ano.
Sobre a região do Vale do Juqueri, o secretário disse estar em andamento um plano mais ousado, pois, essa região é uma das mais pobres e problemáticas do Estado. A USP tem papel preponderante na busca conjunta de soluções efetivas e foi contratada pela secretaria para tal fim.
Fumefi e Copa
O Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento foi criado com o objetivo de financiar e investir em projetos de interesse da Região Metropolitana de São Paulo, tais como planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social, uso do solo e saneamento básico. Edson Aparecido afirmou que os recursos desse Fundo destinam-se, principalmente, aos municípios de menores arrecadações. A partir de agora, segundo o secretário, os recursos do Fumefi serão usados somente em obras que tenham caráter metropolitano.
De acordo com o secretario, o Plano Plurianual - PPA volta a ter a concepção metropolitana. O governo do Estado está consciente das necessidades das regiões e da importância de mudar a matriz metropolitana de transportes, principalmente, nas macrorregiões de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. "E, sem dúvida, essas regiões serão acentuadamente impactadas pela realização da Copa em 2014". O secretário disse que elas necessitam de investimentos em infraestrutura e nos transportes aéreo, terrestre e marítimo. Nessas regiões encontram-se as maiores aglomerações urbanas, que, inevitavelmente, têm também os maiores problemas.
"O governo do Estado está consciente dessas necessidades e está trabalhando para soluções planejadas em conjunto com os municípios e a União". A respeito dessa declaração, o deputado Isac Reis (PT) considerou importante as ações da secretaria por entender que todos os segmentos são carentes de planejamento estratégico. A deputada Telma de Souza (PT) questionou o secretário sobre a questão da mobilidade urbana, principalmente, porque o município de Santos é candidato a subsede da Copa.
Edson asseverou que o problema da mobilidade urbana conta com diversas possibilidades de solução. Enquanto não se constrói o túnel ligando Santos e Guarujá, "paliativos serão desenvolvidos". As balsas que fazem a travessia são, hoje, em número de 22 e passarão para 34. Assegurou que a estratégia de logística será devidamente planejada e desenvolvida. Também falou da necessidade de adaptar as leis das macrorregiões para Campinas e Baixada Santista, que possuem demandas diferentes. Lembrou da grande necessidade que o Estado tem dos recursos do pré-sal. "O planejamento das macrorregiões será possível graças a nossa estabilidade política e econômica", disse o secretário.
Participaram da reunião os deputados Celino Cardoso (PSDB), Hamilton Pereira, Isac Reis, Telma de Souza, do PT, Beto Trícoli (PV) e Jooji Hato (PMDB).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações