Parlamentares sugerem ampliação da Estação Ecológica da Juréia-Itatins

Ampliar a Estação Ecológica da Juréia-Itatins como forma de compensação ambiental, por meio de ação discriminatória do governo do Estado em áreas limítrofes à unidade de conservação. Esta hipótese foi sugerida por deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT) como forma de preservar a estação e garantir condições de sobrevivência às populações nativas do local, em reunião realizada no final da tarde de terça-feira, 18/10, no gabinete da 1ª Secretaria da Assembléia Legislativa.
A hipótese de ampliar a estação ganhou consistência depois que foram constatados problemas para transformar partes do local em reservas de desenvolvimento sustentável ou parque. Entre eles, o risco de a estação perder o título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A Juréia-Itatins é um dos cinco patrimônios naturais da Unesco no Brasil por ser um dos ecossistemas mais ricos e ameaçados de extinção do planeta.
Participaram da reunião os deputados Fausto Figueira, 1º secretário da Assembléia, Hamilton Pereira, Maria Lúcia Prandi e José Zico do Prado, além do assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o arquiteto José Pedro de Oliveira Costa.
José Pedro foi designado pelo secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, como assessor especial para acompanhar e buscar soluções, entre outros assuntos, para as denúncias de desmatamento no interior da Juréia-Itatins, em encontro realizado na Secretaria no dia 1º de setembro último com os deputados do PT e moradores da Estação.
"Não tenho soluções, mas vontade de buscá-las junto a todos os envolvidos com a preservação da Juréia", disse o arquiteto, um dos idealizadores da estação, há 19 anos, doutor em Planejamento Ambiental e primeiro secretário de Meio Ambiente do Estado, no governo de Franco Montoro (1983/87). Ele levará a hipótese de ampliação da área a debate com os moradores, organizações não-governamentais e parlamentares nas várias audiências públicas sobre o Projeto de Lei 613/04, dos deputados Hamilton Pereira e José Zico do Prado, que propõe transformar áreas das comunidades em reserva de desenvolvimento sustentável.
Os dois deputados mostraram ao assessor da Secretaria do Meio Ambiente o desconforto com versões divulgadas pela imprensa de que o projeto de lei assinado por eles traria prejuízos ecológicos à Juréia-Itatins. Disseram que a intenção de ambos é a de preservar a integridade da fauna e da flora e garantir o direito de sobrevivência às populações nativas de caiçaras que vêm se sucedendo no interior da estação. Lembraram que os moradores são os maiores responsáveis pela fiscalização e denúncias de desmatamento e de exploração ilegal de palmitos no local.
A Estação Ecológica da Juréia-Itatins, com 79.830 hectares, foi criada por meio do decreto estadual 24.646, de 1986, e da lei estadual 5.649, do ano seguinte. Está localizada entre os municípios de Iguape, Itariri, Miracatu e Peruíbe, no Vale do Ribeira, região Sul do Estado de São Paulo. É considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, devido à diversidade de sua fauna e flora.
ffigueira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações