Moção para manter embaixada do Iraque em Brasília


18/08/2003 17:24

Compartilhar:

Deputado Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/said18ago.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Said Mourad

O deputado Said Mourad (PFL) apresentou nesta segunda-feira, 18/8, uma moção que apela ao Presidente da República para que interceda junto à comunidade internacional no sentido de as representações diplomáticas do Iraque no exterior sejam mantidas, até que se forme um governo legítimo, reconhecido pela ONU.

O motivo da moção são as notícias que circulam no meio diplomático dando conta da possibilidade de ser fechada a embaixada iraquiana em Brasília. Para o deputado Said, "não se pode fechar uma instituição à revelia de seu povo; como o Iraque ainda não tem um governo de fato, é prudente aguardar e deixar que o próprio governo iraquiano decida o que lhe interessa. É um absurdo um outro país querer fechar as instituições dos outros".

O Brasil foi um dos mais importantes parceiros comerciais do Iraque antes da guerra, até com exportação de mão de obra. O governo do presidente Lula tem manifestado interesse em ampliar o relacionamento comercial com os países árabes, inclusive com a reconstrução do Iraque. O Brasil foi responsável pela construção de várias estradas iraquianas entre outros importantes projetos.

saismourad@al.sp.gov.br

alesp