Um novo momento

Opinião
21/12/2006 17:27

Compartilhar:

Geraldo Vinholi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FOTO VINHOLI OPINIAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados estaduais de São Paulo que tomarão posse em 15 de março para a próxima legislatura encontrarão um novo ambiente, com instrumentos legislativos que permitirão que eles exerçam um mandato muito mais sintonizado com as expectativas da sociedade.

Por um lado, a implantação de novas estruturas e a modernização da Assembléia Legislativa permitirão que haja acomodações adequadas para que as equipes técnicas da Casa e as equipes de cada gabinete possam atender à demanda de trabalho e dar andamento aos assuntos com os mecanismos que a modernidade exige. Também as novas instalações do Plenário Juscelino Kubitschek, com instrumentos de informática, permitirão aos deputados obter as informações necessárias relativas aos diversos assuntos da Casa, bem como dos projetos em discussão.Tudo isso com um Parlamento mais autêntico, graças aos procedimentos adotados nesta administração, que tem colocado em discussão os mais diversos assuntos " seja de interesse do governo, das associações de classe e da sociedade civil organizada. Atendendo aos mais diversos segmentos, a Assembléia Legislativa torna-se a ressonância da sociedade, com uma maior valorização do mandato dos deputados.

Permitiu-se, por exemplo, a realização de audiências públicas em todas as regiões do Estado, possibilitando tomar conhecimento de importantes demandas que foram contempladas na LDO " Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento do Estado, assim como a inclusão de emendas dos deputados. A Mesa Diretora inovou em suas ações, assinando convênios de colaboração com inúmeras associações, sindicatos e universidades - o que tem permitido um melhor entrosamento desses segmentos na vida legislativa, participando da discussão e melhor adequação dos Projetos a serem votados

Muitas foram as inovações positivas, e esta cultura implantada não pode retroceder. Apesar das disputas políticas, que fazem parte do processo, todos devem ter em mente a necessidade do atendimento às demandas do Executivo para que possa implantar o seu programa de governo e avançar, sem, no entanto, abrir mão de uma agenda que atenda a todos os interesses da sociedade. Os projetos nada mais são do que reflexo dos interesses da sociedade.

Por outro lado, o Estado de São Paulo vive um momento de expectativa com relação ao novo governo. O governador eleito, José Serra, tem-se mostrado um homem desenvolvimentista, rápido em suas decisões, com um modelo próprio e diferente do que estamos acostumados, que atua em consonância com o desenvolvimento mundial. E as mudanças provocadas pelo desenvolvimento irão provocar uma nova demanda no Legislativo Paulista, exigindo de nós toda agilidade. Para isto, o Parlamento deverá fazer a sua parte, atuando com uma agenda equilibrada para poder corresponder a este momento. Mais do que nunca esta estrutura legislativa moderna ora disponível se faz necessária e imprescindível para corresponder ao sucesso do mandato e contribuir com eficiência para o desenvolvimento do nosso Estado.

* Geraldo Vinholi é deputado estadual pelo PDT e o 2º Secretário da Assembléia Legislativa

alesp