Trabalho de combate e prevenção ao câncer de mama é tema de solene na Assembléia
08/05/2006 18:05



O trabalho de voluntários que atuam no combate e controle do câncer de mama foi ressaltado na sessão solene alusiva ao "Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama", realizada na manhã desta segunda-feira, 8/5, no Parlamento paulista. A deputada Rosmary Corrêa (PSDB), que presidiu o evento, destacou a importância do trabalho dos profissionais que atuam no setor de oncologia e dos voluntários que acompanham os pacientes acometidos dessa doença.
A presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Uniccam), Ermantina Ramos, explicou que a missão principal da entidade é capacitar voluntários, tornando-os multiplicadores de informações em saúde mamária e prestadores de apoio aos pacientes com câncer de mama e seus familiares.
Ermantina divulgou uma "carta de intenções" elaborada no 1º Encontro de Voluntários realizado em São Caetano. Constam do documento várias sugestões: campanhas mais efetivas no combate ao tabagismo, maior clareza e facilidade no repasse de verbas para entidades do setor de oncologia, incentivos fiscais a essas entidades, postos de saúde mais aparelhados e com profissionais capazes de realizarem o diagnóstico da doença e uma maior humanização no atendimento.
Durante a solenidade, a deputada promoveu a entrega de certificados de participação a 23 mulheres de uma nova turma do curso de voluntariado da Unaccam.
O depoimento de Gilze Maria Costa Francisco, presidente do Instituto Neo Mama, foi bastante aplaudido. Ela destacou a força da informação no combate à doença. Gilze informou que sua página na internet " www.cancerdemama.com.br ", criada ainda quando ela se tratava de câncer, recebe cerca 14 mil visitas diárias. "Em relação ao tema, é o site mais acessado do mundo", ela afirmou, lembrando que ele já alcançou a marca de 3,7 milhões de acessos.
Presente ao evento, o presidente da Sociedade Paulista de Mastologia de São Paulo, Carlos Alberto Ruy, também enalteceu o trabalho voluntariado. Para ele, exatamente por ser realizado de forma voluntária, esse trabalho é feito com muita dedicação e carinho.
Ao final, Rosmary Corrêa, autora do projeto de lei que instituiu essa data no calendário oficial do Estado, agradeceu a presença dos vários grupos de mulheres de diversas regiões de São Paulo, a participação do Coral Cristal, regido por Beth Caran, e também de várias autoridades que se somaram às quase 200 mulheres que compareceram ao evento.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações