Audiência discute problemas relacionados à emancipação de municípios



A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia realizou, nesta quarta-feira, 9/6, audiência pública para debater os problemas e as possíveis soluções relacionadas à criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, tendo em vista a alteração introduzida na Constituição federal pela Emenda Constitucional 15, de 1996.
Estiveram presentes o presidente da comissão, Celso Giglio (PSDB), os deputados Olimpio Gomes (PDT), Edmir Chedid (DEM), Salim Curiati (PP), Uebe Rezeck (PMDB), a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) e a funcionária da comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Kátia Remo.
Os membros da comissão aprovaram o encaminhamento de uma moção de apoio ao senador Sérgio Zambiasi, autor da PEC 13/2003, que dispõe que seja de competência dos Estados, através de lei, os procedimentos e condições para criação e instalação de novos municípios.
Estiveram presentes representantes dos municípios: Campos de Holambra, Urupá, Ibitiúva, Guarizinho, Serra Preta, entre outros, que falaram sobre suas lutas e dificuldades pela emancipação dos seus distritos.
Burocracia e condições de sobrevivência
De acordo com o presidente da comissão, a criação de um município é vital para o desenvolvimento de uma região. De acordo com ele, desde 1996, foram criados pelo menos 57 novos municípios no Estado de São Paulo.
Para o deputado Salim Curiati, a população não pode ficar isolada dos bens públicos e dos benefícios que a comunidade recebe. "Temos que lutar para atender a proposta de retornar para São Paulo o poder de criar novos municípios em nosso Estado", declarou. Para Curiati, é importante acabar com a burocracia para que haja uma emancipação de fato.
Maria Lúcia Prandi alertou os presentes a respeito da necessidade de se garantir as condições mínimas de sobrevivência de cada município que deseja a emancipação. "Sabemos que temos populações bastante significativas, mas sabemos também que é preciso que um município tenha condições de sobrevivência, principalmente financeira", afirmou.
Segundo Olimpio Gomes, a questão da emancipação é mais do que uma necessidade. O parlamentar alertou para a necessidade de se manter um foco na luta, melhorando a qualidade dos serviços e, consequentemente, da população como um todo. "Temos que cobrar estrutura e posicionamento do Estado e da União para adequarem seus serviços federais e estaduais para melhoria na qualidade de vida dos moradores", afirmou.
Edmir Chedid ressaltou a dificuldade que os municípios têm de atender seus distritos mais longínquos. Para o parlamentar, falta vontade efetiva de equacionar o problema por parte do Congresso Nacional que, segundo ele, tem deixado a desejar. Para Chedid, é necessário ainda repartir melhor o dinheiro que, de acordo com ele, está concentrado apenas na União. "Quem vive, vive no município, não vive no Estado ou no país", declarou.
Proposta de PEC
Para Kátia Rema, a questão da emancipação é uma empreitada em que, segundo ela, é de vital importância o apoio do Estado de São Paulo. "A emancipação é para aqueles que têm coragem e perseverança", declarou. Ainda de acordo com ela, a atitude dos deputados para a realização da audiência foi única, representando um momento histórico na luta pela emancipação.
Rema apresentou ainda uma proposta de emenda à Constituição do Estado que dá nova redação ao artigo 145, determinando que a criação, incorporação, fusão, e o desmembramento de municípios serão feitos por leis estaduais. De acordo com ela, a iniciativa já foi tomada por 18 Estados e necessita da assinatura de apenas 37 deputados; os deputados Curiati e Giglio assinaram a proposta durante a audiência.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações