Monumentos que revelam a história e resgatam a identidade
14/05/2008 20:17



Proteger e conservar os monumentos de uma cidade é salvar a memória histórica e preservar a identidade cultural de seu povo. Por isso, cada vez mais arquitetos, historiadores, educadores e pesquisadores " paulistanos por nascimento ou por adoção " assumiram o desafio de proteger de vandalismos os bens culturais de São Paulo. Nos últimos anos, multiplicaram-se as iniciativas que buscam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar esse patrimônio.
É com essa preocupação que a TV Alesp vai exibir neste sábado, 17/5, às 21 horas, o documentário Monumentos de São Paulo, dirigido por José Antonio Barros Freire. Projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria Estadual da Cultura, o filme revela a história do desenvolvimento de São Paulo por meio dos monumentos e museus.
O trabalho de Barros Freire faz uma seleção cuidadosa dos monumentos tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico - Condephat. Escolheu exatamente aqueles que despertam o encanto do público pela arquitetura e história. "Eu procuro motivar a população a visitar os museus, valorizando a auto-estima através do conhecimento e atuação dos nossos antepassados na construção de São Paulo e do país", afirma o documentarista.
Sensibilização
As primeiras cenas apresentam uma vista aérea da cidade. Depois, o filme foca os monumentos iluminados. Com a sonorização de Luciano Wind e edição de imagens de Ciro Bueno, o espectador entra na cidade por um respeitável portal: a Hospedaria dos Imigrantes (atual Memorial do Imigrante), um marco na história de São Paulo. Com as histórias de alguns desses migrantes, o cineasta procura sensibilizar o público, especialmente as crianças.
O filme também alia a história à dinâmica dos monumentos e museus que interagem na cidade, fazendo parte do cotidiano da população. Apresenta a Pinacoteca do Estado, o mais antigo museu de arte do Brasil, cujo acervo tem cerca de quatro mil peças e entre os artistas estão Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Oscar Pereira da Silva, Victor Brecheret, Cândido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
Interessante também é o destaque para a Estação Pinacoteca, ao lado da Estação Júlio Prestes. O prédio, inaugurado em 1914, foi ocupado pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), durante a ditadura militar. Hoje, o espaço apresenta exposições temporárias e abriga um importante acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, que reúne obras dos mestres do Modernismo. No subsolo há quatro celas remanescentes que documentam um período sombrio da nossa história.
Consciência
O documentário apresenta ainda a Estação Júlio Prestes com a Sala São Paulo, o Museu do Café, no porto de Santos, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Paulista e a Igreja São Francisco. Um roteiro com imagens que detalham a arquitetura e o acervo. Completando a seleção de monumentos, Barros Freire traz o Parque Rocha Moutonnée, com 43 mil metros quadrados de área, o primeiro parque ecológico e geo-histórico do continente.
"A minha intenção ao fazer esse filme foi criar uma ferramenta de incentivo à educação patrimonial e à consciência da cidadania", afirma Barros Freire. Para ele, é pela existência permanente do patrimônio cultural e da relação com a comunidade que se estabelecem valores e se preserva a identidade cultural da população.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações