Plenário aprova urgência para projeto que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Estado
24/04/2002 19:56

DA REDAÇÃO (com fotos)
Cerca de 800 funcionários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado lotaram as galerias do plenário Juscelino Kubitschek na tarde desta quarta-feira, 24/4, na tentativa de sensibilizar os parlamentares quanto à importância da aprovação do projeto que cria a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (Adaesp), e também do que concede subvenção do prêmio do seguro rural.
Os funcionários conseguiram que o plenário aprovasse por 62 votos favoráveis o regime de urgência para a matéria de iniciativa do Executivo que institui a Adaesp como autarquia dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com sede na cidade de Campinas. De acordo com a proposta, a entidade terá objetivo de preservar, fiscalizar e assegurar a sanidade dos rebanhos e das culturas vegetais de interesse econômico.
Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, a criação da agência terá como conseqüência, entre outras coisas, o aumento da oferta de empregos e melhor aceitação dos produtos agrícolas paulistas como padrão de qualidade sanitária. "Estamos criando um novo elemento de rastreabilidade de cada etapa da cadeia produtiva", disse o secretário. "Com isso, eliminaremos barreiras à comercialização e à redução de custos dos nossos produtos, abrindo novas oportunidades para uma política de desenvolvimento sustentável."
O projeto já foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e deverá ainda passar pelas de Agricultura e Pecuária e de Finanças e Orçamento. Caso seja aprovado, São Paulo será o primeiro Estado do Brasil a ter a sua própria Agência de Defesa Agropecuária.
Infra-estrutura ampliada
O diretor da Defesa Vegetal do Estado, Marcelo Camargo, disse que a intenção dos manifestantes é conseguir a aprovação da urgência para o projeto que "proporciona maior infra-estrutura para o setor, e também benefícios para as categorias funcionais que envolve.
Seguro rural
Outro projeto defendido pelos manifestantes da secretaria da Agricultura é o PL 1/2002, também do Executivo, que dispõe sobre a concessão de subvenção do prêmio do seguro rural. O projeto foi pautado para uma sessão extraordinária na noite de terça-feira, 23/4, mas não foi votado. O líderes de bancada buscaram um acordo para que a matéria novamente figurasse na pauta de uma extraordinária nesta quarta-feira e fosse votado.
O PL dispõe sobre a concessão de subvenção do prêmio de seguro rural e dá outras providências. De acordo com a mensagem do governador do Estado, que o encaminhou à Casa, a medida decorre de estudos realizados no âmbito da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. Tem por objetivo massificar o uso do seguro rural a fim de pulverizar os riscos e, por conseqüência, minimizar o valor do prêmio, ao mesmo tempo em que lhe atribui papel mais relevante alçando-o, de simples instrumento de salvaguarda contra perdas decorrentes de fenômenos naturais adversos, à condição de verdadeiro mecanismo de política agrícola. Seu objetivo é o de proteger e melhorar a atividade como um todo, sobretudo no segmento do agronegócio familiar, por meio da redução de riscos e do incentivo às práticas de cultivo da alta tecnologia. Garante, além disso, a vinculação a programas e projetos de interesse para a economia estadual.
Ainda de acordo com a mensagem, os recursos para a subvenção serão financiados pelo Fundo da Agropecuária e da Pesca (Feap).
A subvenção do prêmio de seguro rural será concedida para os agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais, bem como suas cooperativas e associações. Sua finalidade é garantir a produção agropecuária e contribuir para a estabilidade econômica e social do Estado.
O pagamento da subvenção será feito por intermédio das seguradoras que participarem dos programas e projetos de interesse da economia estadual definidos pelo Executivo, por decreto, mediante proposta da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A sistemática obedecerá normas a serem estabelecidas pela Secretaria, observados os critérios definidos pelo Conselho de Orientação do Feap.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações