Pré-sal é discutido em seminário




Nesta terça-feira, 13/10, a Comissão de Serviços e Obras Públicas realizou o seminário Pré-Sal " Consequências Socioeconômicas para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Segundo seu proponente, o deputado Simão Pedro (PT), que também é presidente da comissão, a intenção era discutir a destinação dos recursos obtidos na exploração do pré-sal no Estado de São Paulo, principalmente para a educação.
Representando o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, Maria Roma de Freitas, assistente do diretor financeiro, falou sobre os desafios estratégicos da empresa e do estabelecimento do novo modelo regulatório. Ela lembrou que o Brasil é privilegiado por ter grandes reservas de petróleo, tanto potenciais como já exploradas, no pós e pré-sal, além de possuir alta tecnologia no setor, base industrial diversificada, estabilidade institucional e jurídica, o que atrai investimentos internacionais. A preocupação da Petrobras, disse ela, é também com a necessária expansão do parque industrial para suprir a demanda de equipamentos e dos investimentos em pesquisa e tecnologia.
José Roberto dos Santos, secretário-executivo da Comissão Especial de Petróleo e Gás da Secretaria do Planejamento do Estado de São Paulo, falou da intenção de trazer os benefícios para uso dos paulistas e de minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes da exploração do pré-sal. Respondendo a questionamento da deputada Analice Fernandes (PSDB), Santos afirmou que os maiores impactos estão previstos para as cidades do litoral, que terão acréscimo de população, demandando mais infraestrutura urbana.
Segundo Santos, o Estado de São Paulo concentra 70% da cadeia de fornecedores e tem a necessidade de construção, entre outras coisas, de um estaleiro de grande porte. Quatro bases de apoio da Petrobras serão concretizadas, e a empresa já acertou o uso de parte do aeroporto de Itanhaém como base aérea. Melhorias como a duplicação da rodovia dos Tamoios e reforma da malha viária do litoral estão previstas pelo governo do Estado, garantiu.
O secretário-executivo informou ainda sobre a realização de diversas reuniões com grupos de trabalho compostos por representantes do Poder Público, da iniciativa privada, da Petrobras, das universidades e de entidades para chegar a 65 ações recomendadas para implantação.
Projetos no Congresso Nacional
Secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio de Almeida falou dos quatro PLs que estão tramitando no Congresso Nacional, que são o que institui o sistema de partilha das áreas a serem exploradas; institui uma estatal para cuidar do Pré-Sal; cria o sistema de cessão onerosa de direitos; e, principalmente, o que cria o Fundo Social, cuja função é a partilha dos recursos gerados pelo petróleo e gás descobertos para o combate à pobreza, para a educação, cultura, ciência e tecnologia. Ele destacou que o modelo proposto chegará ao auge nos próximos anos, o que o caracteriza como uma política de Estado, não de governo, portanto sem fins eleitorais.
A mudança no modelo regulatório, disse Almeida, justifica-se pela importância geopolítica das descobertas do pré-sal, que levarão o país da 16ª para a 8ª posição entre os produtores mundiais. Pelo modelo proposto, a Petrobras ficará com no mínimo 30% da participação nas reservas após a cessão partilhada.
Beth Sahão, Adriano Diogo e Fausto Figueira (todos do PT) preocuparam-se com a destinação dos royalties do pré-sal para a redução das desigualdades sociais existentes no país. Diogo também mostrou preocupação com a tramitação dos PLs no Congresso Nacional, onde estarão sujeitos à ação de lobistas e de "pessoas sem compromisso com o povo brasileiro, de vendilhões da pátria".
Municípios do litoral
Prefeito de Ilhabela e representante da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Antonio Luiz Colucci, falou das necessidades dos municípios do litoral, destacadamente na área de saneamento básico e saúde, que espera sejam minoradas com o dinheiro do pré-sal.
Dentre os representantes da população presentes, estava Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) que, como outros, disse esperar que a riqueza do pré-sal seja revertida para o povo brasileiro. O índio Ubiratan expressou sua preocupação com o respeito às aldeias indígenas do litoral, uma vez que, segundo ele, toda vez que há obras de vulto, como o Rodoanel, aldeias são exterminadas, com suas populações caindo na miséria e perdendo os valores culturais.
Ao final do seminário, Simão Pedro disse que outros debates sobre o pré-sal e o Fundo Social serão realizados na Assembleia. Com relação à tramitação dos PLs no Congresso Nacional, desejou um desfecho favorável para que se possa "resgatar a dívida social histórica" do Brasil.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações