Lançada a Frente Parlamentar pela Reforma Urbana e Cooperação Regional


Promover um debate constante que permita a integração de ações nas várias esferas governamentais, com o objetivo de promover melhorias nas condições de vida nas cidades, planejando-as e as organizando, é a principal finalidade da frente Parlamentar pela Reforma Urbana e Cooperação Regional, lançada nesta quinta-feira, 11/8, na Assembleia Legislativa.
Coordenada pelo deputado Beto Trícoli (PV), a frente é composta por mais 18 deputados e o vice-coordenador, deputado Pedro Bigardi (PCdoB), eleito na solenidade para o cargo. São apoiadores da frente os deputados Vitor Sapienza (PPS) e Ana Perugini (PT).
No evento de lançamento, foi votado o regimento interno da frente, em que constam seus principais objetivos, como o debate para a efetivação da Lei Federal 10.257, o Estatuto das Cidades, no Estado de São Paulo; a defesa do direito às cidades sustentáveis, como o direito à moradia digna, o acesso à terra urbana, à saúde, educação, ao meio ambiente, ao transporte e aos serviços públicos, à infraestrutura urbana, ao saneamento ambiental, ao trabalho, ao lazer e à cultura, para a presente e as futuras gerações.
Comitês técnicos
A frente será composta, segundo seu regimento, por cinco comitês técnicos: de habitação, de saneamento ambiental, de trânsito, transporte e mobilidade urbana, de planejamento e gestão do solo urbano e de cooperação regional.
Beto Trícoli enfatizou a necessidade de planejamento quando da realização dos megaeventos, como a Copa do Mundo 2014, ou da implantação dos megaprojetos, como a construção do Itaquerão ou do trem bala. Segundo ele, tais eventos ficam desconectados do restante do planejamento urbano, muitas vezes gerando mais problemas do que vantagens para a cidade.
A importância de investir na qualidade dos gestores públicos foi destacada pelo deputado Chico Sardelli (PV), que apontou para o fato de que muitas vezes os agentes políticos estão despreparados para conduzir a administração dos municípios, dos estados ou até da nação, faltando-lhes visão do macro, o que acaba por prejudicar o planejamento urbano.
Para o deputado Orlando Bolçone (PSB), o custo da descontinuidade, quando um administrador paralisa obras do administrador anterior, ou mesmo as inutiliza, pode ser igual ao custo da corrupção, ou ainda maior. A frente, em sua opinião, é um instrumento privilegiado de debate, uma vez que por ser suprapartidária, evita o assembleísmo e, por ser multidisciplinar, supera o problema do corporativismo.
Contribuíram, também, para o debate, na solenidade do lançamento da frente, a vereadora do Jundiaí e presidente da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana, Marilena Nigro; o representante do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, Laerte Oliveira e o especialista em planejamento urbano, Sérgio Zaratin. (DA)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações