Edson Teigi pinta com surpreendente magia em defesa da fauna terrestre


A primeira impressão que temos ao observar a pintura de Edson Teigi é aquela de uma grande serenidade de dimensões ilimitadas. O artista não hesita em recorrer a soluções formais, como a ruptura dos planos e a decomposição rítmica do tema central, que lembram as antigas estampas japonesas, naturalmente em linhas contemporâneas.
Em tal modo se formam espaços planos e contrastantes de curiosas manchas de cores que lembram a estética das colagens, que constituem o tecido cromático da paisagem e que, semelhantes a rios de cor aplicados sobre a tela, a impregnam de uma surpreendente magia.
Teigi tece a trama de seus contos enfocando exemplares da fauna terrestre, atento não tanto ao animal que o fascina, mas às suas metamorfoses e mutações, num espaço que não é mais de realidade, mas no qual toma sempre mais forma uma condição, um estado de sensibilidade, uma própria solitária e serena meditação.
Ora a tensão, ora o choque, ora o encontro, esses fragmentos de cor tendem a encontrar um ponto central, o espaço onde o pintor transcreve sua vida cotidiana de ser humano. Assim como ela se delineia na substância real do tempo " feita de desacertos e reencontros, de silêncios e descobertas, de vazios e doces presenças, de feridas e de carícias, de dilacerações e de sonhos ", assim como se torna gesto carregado de nós mesmos, se transforma em pintura.
Através da obra O Leão, oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Teigi deixa aflorar as imagens e os sinais de seu interior, sem nenhuma preocupação, senão aquela de ser verdadeiro, autêntica testemunha, quem sabe de uma fábula ainda possível, como a história do Rei da Selva, como a história de nós mesmos num mundo melhor.
O artista
Edson Teigi Hirae nasceu em Maringá, Paraná, em 1959. Filho de pai farmacêutico e também artista plástico, e de mãe imigrante do Japão, teve na infância forte influência da escola oriental (Nihongako). Mudou-se para Mato Grosso do Sul. Cursou o ensino ginasial no Instituto Americano de Lins, onde aprendeu marchetaria, marcenaria e artes em geral. Estudou em São Paulo, no Instituto de Arte e Decoração, simultaneamente com a Escola Panamericana de Artes, onde formou-se com distinção. Freqüentou, também, a Universidade de Marília, onde concluiu o curso de educação artística.
Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre outras: Galeria Senac de Novos Artistas, Marília, SP; II Exposição de Artes de Pereira Barreto, São Paulo (1990); Arte-Natureza, Pereira Barreto, SP; Expoatração de Arte, Ilha Solteira, SP (1991); Mostra de Artes Casa da Cultura, Ilha Solteira, SP; Cor, Ritmo e Movimento. Casa da Cultura Cora Coralina, Andradina, SP; IX Congresso da Sociedade Botânica de São Paulo, Ilha Solteira, SP; Casa da Cultura, Ilha Solteira, SP (1992); Casa da Cultura, Ilha Solteira, SP; IV Mostra Municipal de Arte e Artesanato da Estância Turística de Presidente Epitácio, SP (1996); Unesp Ilha Solteira, SP; Câmara Municipal de Ilha Solteira, SP; Centro Municipal de Aprendizagem, Ilha Solteira, SP (2001); Galeria Ponto das Artes, São Paulo; I Exposição de Belas Artes, Ilha Solteira, SP; Ipê Park Hotel, Ilha Solteira, SP; Anglo, Ilha Solteira, SP (2002).
Participou ainda dos seguintes salões oficiais no Estado de São Paulo: I, II e III Expoartis de Ilha Solteira, SP (1982, 1984 e 1985); XI, XII, XIII, XIV e XV Salão de Verão de São José do Rio Preto, SP (1992, 1993, 1994, 1995 e 1996); XXX Salão Ararense de Artes Plásticas Contemporâneas, Araras, SP; XV Salão Oficial de Belas Artes de Matão, SP (1992); X Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente, SP (1995); Mapa Cultural Paulista, Ilha Solteira, SP (1996, 1998, 1999 e 2000).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações