Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Criança: esperança e futuro... inspiração e motivação na arte




Oficializado que foi pelo presidente Arthur Bernardes em 1924, o Brasil comemora, anualmente, o Dia da Criança na data de 12 de outubro. Somente a partir de 1960, o dia passou a ser devidamente comemorado numa iniciativa conjunta da Fábrica de Brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson, que lançaram na ocasião a "Semana do Bebê Robusto". A estratégia deu certo e os demais empresários passaram também a comemorá-lo.
Embora as Nações Unidas reconheçam como o Dia Universal das Crianças a data de 20 de novembro, em que se comemora a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, muitos países comemoram em datas diferentes. Assim, por exemplo, na Índia a data é comemorada em 15 de novembro, enquanto em Portugal e Moçambique no dia 1° de junho e na China e no Japão em 5 de maio.
A data nos motiva a reproduzir nesta página obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo cujos artistas se inspiraram no tema para criar suas obras.
"Juntando Sonhos" " Cezira Colturato
Sua pintura é "empenhada" não no sentido deturpado, mas porque sabe colher, quase no estado incônscio, os aspectos mais humildes e às vezes mais miseráveis da realidade contemporânea brasileira.
"Afeto" " Augusto Higa
Sua pintura reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.
"Ausência" " Márcia Franco
Seu tema central é a humanidade com seus sentimentos e seus problemas de vida de cada dia, numa relação contínua entre tema e objeto.
"E agora, Brasil?" " Otávio Assad
O trabalho desse artista colocando a criança frente a si mesma deve ser entendido como um sinal de afeto, de amor e de esperança com a humanidade, que busca sua própria identidade.
"Menina Kalapalo" " Marco Rossi
Esta obra diz perfeitamente da linha adotada pelo artista, em que tudo é fruto de um pronto élan em defesa dos primeiros habitantes da "terra brasilis", numa homenagem àquela realidade que o espírito recolhe como ponto de partida.
"Infância brasileira" " Luís Mattos
Transmitindo sua força narrativa, o artista se impõe denunciando uma sensibilidade pouco comum pela profunda análise que faz do ser humano e de sua dolorosa vivência à luz da esperança de sua redenção.
"Miscigenação" " Gustavo Lima
Suas obras revelam uma íntima aproximação ao caráter dos personagens, em que uma significativa pureza se manifesta, testemunhando o amor e a preocupação em tudo o que representa o mundo da infância.
"Índia Carajá" " Rosa Godoy
Rica de temas tipicamente brasileiros e personagens indígenas. Suas formas e cores se decantam em pintura minuciosa, cheia de luz. Seus temas mais freqüentes convergem em defesa da natureza, mas com ênfase nos povos indígenas do Brasil Central e seu hábitat.
"Seleção do Brasil" " Canato
A obra nos transporta por instantes a um mundo de contrastes na às quais, muitas vezes, não mais pensamos e seu maior mérito é aquele de oferecer ao momentos de profunda reflexão. O resultado são momentos da vida cotidiana da criança de nossos dias que revelam uma "sensibilidade" não retórica, mas poética.
"Paulistinhas" " Cristina Motta
Insistindo tanto sobre o conteúdo quanto sobre a forma, a energia criadora da artista coloca uma acentuação vibrante sobre motivos e cenas reais do cotidiano, do qual a criança é a principal protagonista.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações