A estrutura da linguagem de Waldo Bravo: grafismo diversificado em zonas cromáticas


O percurso artístico de Waldo Bravo é uma continua sucessão de resultados que incluem presenças e intervenções de qualificadas propostas significativas. Seja no âmbito de uma coerência poética e de linguagem, o artista deseja sempre dizer algo de novo e atual, fugindo do que Delacroix chamava "os costumes do temperamento".
Não desejando perder o momento da atualidade, não renuncia a experimentar " por difícil e perigoso que possa ser " ao interior mesmo da estrutura de sua linguagem. Constantemente, as formas se abrem, como se abre a memória a todas as solicitações de experiência que a enriquecem e a perpetuam na lógica do seu desenvolvimento orgânico. Nada resulta gratuito, automático, decorativo.
Em sua fase atual Waldo Bravo, em definitivo, não renuncia à sua inata felicidade expressiva, à sua extroversão, que permanecem como o traço fundamental de seu temperamento. Nessa dimensão viva e detalhada, insere agora, com maior evidência, um diversificado grafismo, que define com maior rigor as zonas cromáticas interrompidas com rápidas síncopes de prospectivas continuamente variadas.
Tanto sua atual pintura quanto suas gravuras em metal e heliogravuras requerem uma observação mais atenta e analítica, uma atenção mais constante à qualidade do espaço, um mais inteligente discernimento da compenetração contínua e orgânica dos sinais e das zonas coloridas.
A obra "Os Signos", oferecida por Waldo Bravo ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, é bem significativa dessa fase. O campo colorido, nessa preciosa composição dialética, de textura e traço, transforma-se num espaço intencionalmente construído para recolher e verificar numa "seule vague temporelle", todas as situações que constituem uma complexa e sensível experiência humana.
O Artista
Waldo Bravo, pseudônimo artístico de Waldo A. Bravo Avaria, nasceu na cidade de Constituciòn, Chile em 1960. Durante sua infância residiu no povoado de Nirivilo e no período de 1970 a 1978, mudou-se para a cidade de Talca a fim de estudar. A partir de 1979 transferiu-se para Santiago, onde cursou desenho técnico e projetos no Instituto Nacional de Capacitação Profissional, além de desenho publicitário, artes gráficas e serigrafia artística.
Desde 1981 reside em São Paulo, onde instalou seu atelier e aproveitou para estudar fotografia em propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing, escultura e modelagem no Sesc Pompéia, gravura em metal no Museu Lasar Segall, gravura a cores com Laurita Salles no MAC.
Desde 1984 participou anualmente de exposições individuais, coletivas e salões de arte nas principais cidades brasileiras, além de mostras nos Estados Unidos, Espanha, Polônia, Dinamarca, Portugal, China, Bolívia, Brasil e Chile com destaque: Panorama de Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna, SP (1993); Universidade de Honolulu, Hawaii, EUA; FIAP 92, Porto Galeria de Arte, Portugal, Art For You Galery, Kopenhagen, Dinamarca (1992); XI Mini Print Internacional de Cadaqués, Espanha; X Bienal Internacional de Arte de Valparaíso, Chile; III Bienal Nacional de Santos, SP (1991); Galeria de Santiago, Palácio do São Sebastião, Lisboa, Portugal; I Expo Portugueses d"Além-Mar e seus parceiros, Feira Internacional de Lisboa, Portugal; Taipei Fine Arts Museum, Taiwan (1986).
Recebeu diversos prêmios e condecorações. Suas obras encontram-se em inúmeras coleções particulares no Brasil e no exterior e em acervos oficiais como o Museu Nacional de Arte da Bolívia; Museu de Arte Contemporânea de Campinas, SP; Museu de Arte de Santo André, SP; Instituto Cultural Yázigi, SP; Alliance Francaise, SP e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa de São Paulo.
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