Força e energia associadas à poesia no figurativismo de Margarita Farré

Tema clássico que podemos afirmar ser o fundamento da escultura de sempre, a figura humana constitui a temática inspiradora dominante na obra de Margarita Farré. Ela a interpreta com grande liberdade e espírito essencialmente fantástico, um gosto naturalístico e precipuamente estendido à construção evocativa e metamórfica das formas humanas no espaço, de maneira autônoma e significativa.
Fantástica é a sua maneira de organizar a arquitetura de volumes, com uma predileção pela verticalidade que confere a suas composições uma improvisada ascensão e contribui ao dinamismo do conjunto.
Existe em suas esculturas uma série de contrastes lineares e de massas carregadas de energia que determinam, muitas vezes, fortes tensões, as quais permeiam o conjunto de um sentido de luta e de drama.
Escultora autêntica, da grandiosidade de Henry Moore, onde força e energia se associam a um núcleo poético interior que constitui o verdadeiro élan de seu figurativismo.
A condição humana e o amor da realidade, aceitos mesmo através de suas implicações mais expressivas e reais, em nome da sacralidade do ser, constituem a sua preocupação maior tanto quanto os dados de um reconhecimento ético escrupulosamente traduzido pela prática de um metier perfeitamente dominado.
Se nos anos 60 a constatação das condições alienantes de nossa civilização e o sentido de um trágico destino coligado a uma existência humana se traduziam num expressionismo de crônica, com o passar dos anos o controle racional atuando sobre uma matéria vivida trouxe-nos um verismo simbolista, que se transformou na característica do seu realismo.
A escultura em bronze Romance II, oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é reveladora de uma visão plástica de Margarita Farré que une realismo consciente e visionário a uma vigorosa vontade de intervenção e controle racional da objetividade realística.
A artista
Margarita Farré, catalã de Barcelona (Espanha), desde 1957 vive e trabalha em São Paulo. Entre 1973 e 1975, cursou Desenho e Escultura na Fundação Armando Álvares Penteado sob orientação, respectivamente, de Ana Maria Bellucci e de Juan Godiño. No ano seguinte, viajou para Barcelona e Roma a estudos. Nos anos de 1983 e 1984, participou do atelier de escultura promovido pela Galeria Artescultura, sob orientação dos escultores Doménico Calabrone e Elvio Beccheroni.
A partir de 1984, participou de várias exposições coletivas, dentre elas: Atelier Artescultura, São Paulo (1984); Festival Hispanidade - Banco Exterior de España, São Paulo (1984 e 1985); Chapel American School Art Show, São Paulo (1985, 1987 e 1995); XXIX Salão Valenciano de Artes Plásticas, Rio de Janeiro (1985); Curtis Hixon Convention Center Contemporany Art Exhibition, Tampa, Flórida, Estados Unidos (1986); Amazoni Gallery, Nova Iorque, Estados Unidos; Patrícia Carego Gallery, Washington-DC, Estados Unidos; I Bienal Internacional Latino Americana, "Hors Concours", São Paulo (1987); Guggenhein Collection, Miami, Flórida, Estados Unidos (1988); Eleven Women -- Brazilian American Cultural Institute, Washington-DC, Estados Unidos (1989); Museum of 20th Century Art, Laguna Beach, Califórnia, Estados Unidos; Fagen Peterson Fine Art, Scottsdale, Arizona, Estados Unidos (1990); Studio Art, Miami, Flórida, Estados Unidos; IMI, Miami, Flórida, Estados Unidos (1991); Arte Buenos Aires - Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, Argentina (1992); Funarte - Participantes Anuário Latino-Americano (1997); Real Círculo Artístico de Barcelona, Espanha; Prince George´s Art Council, Maryland, Washington-DC, Estados Unidos; Embaixada Brasileira, Buenos Aires, Argentina; Overseas Gallery, Miami, Flórida, Estados Unidos (1997); Brasil no Estados Unidos, Miami, Flórida, Estados Unidos (1998); Galeria Artesanos, Miami, Flórida, Estados Unidos (1998 e 1999); Quinta das Cruzadas, Sintra, Portugal (2000); Galeria Artitude - Le Village Suisse, Paris, França; Salon des Independants - Grand Palais des Champs Elysées, Paris, França; Galeria Acea´s, Barcelona, Espanha (2000); Artistas Brasileiros no Salões Oficiais Franceses - Iate Clube de Brasília, DF; Brazilian American Cultural Institute - Washington-DC, Estados Unidos; World Trade Center, Dubai, Emirados Árabes Unidos (2001); e Converse - Espaço Cultural Canadá-Brasil, São Paulo (2002).
Entre suas exposições individuais destacam-se no Brasil: Embaixada da Espanha, Brasília; Galeria Olaria, Salvador (1985); Galeria de Arte Giglio - Campinas; Espaço de Arte Anima, São Paulo (1986); Galeria de Arte Integração Assessoria e Atelier, Santos (1986, 1988 e 1989); Galeria de Arte Aplicada, São Paulo (1989); Galeria André, São Paulo (1991); Museu da Casa Brasileira (1992); Tridimensional Espaço de Arte, São Paulo (1993); Galeria Loureiro Guimarães, Campinas (1995); Museu Banespa, São Paulo (1996); Espaço Cultural Caixa Econômica Federal (1997 e 2002); e CBS Salão Cultural, São Paulo (1999). No exterior: Nuances Gallery, Tampa, Flórida, Estados Unidos; Brazilian American Cultural Institute, Washington-DC, Estados Unidos; Tequesta Gallery, Tequesta, Flórida, Estados Unidos (1986); Taten Gallery, Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos (1987); Anisi Gallery, Miami, Flórida; Expression Gallery, Miami, Flórida, Estados Unidos; Gabriel Bracho Gallery, Caracas, Venezuela; Galeria Lozano & Lozada, Valência, Venezuela (1988); Roslyn Saylor Gallery, Atlantic City, New Jersey, Estados Unidos (1989); Patricia Carega Gallery, Washington-DC, Estados Unidos; Magister Gallery, Assunção, Paraguai; Miranda Gallery, Laguna Beach, Califórnia, Estados Unidos (1990); Artist´s Museum - Washington-DC, Estados Unidos (1999); Kulturagentur und Galerie No. Ter, Berlim, Alemanha (2000); Rahmen Galerie, Berlim, Alemanha (2001); Fernanda Meirelles Studio, Miami, Flórida, Estados Unidos; e Sofisa Bank, Miami, Flórida, Estados Unidos (2002).
Suas esculturas encontram-se em museus, coleções particulares e instituições do Brasil e do exterior: Brazilian American Institute, Washington-DC, Estados Unidos; Palácio dos Bandeirantes, São Paulo; Palácio 9 de Julho; Sede do Bank Boston, São Paulo; Museu Banespa; Citibank, São Paulo; Sede do Banco HSBC; Sede do Banco Dibens; e Parque Ecológico de Campinas e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações