Para Vaz de Lima, iniciativa inclui enormes parcelas do povo no processo político
.jpg)



Na abertura do ato de lançamento da Rede Legislativa de TV digital, o presidente da Assembléia de São Paulo, deputado Vaz de Lima, lembrou a importância da Constituição Federal de 1988 na consolidação das instituições democráticas. Com o crescimento do interesse da sociedade pela participação ativa nas decisões que afetam diretamente suas vidas, segundo Vaz de Lima, cresceu também a importância das novas tecnologias da informação. Para ele, a interatividade e a portabilidade permitidas pelo canal digital vão multiplicar as possibilidades de intervenção direta da população no processo legislativo.
Leia a íntegra do pronunciamento do presidente Vaz de Lima:
Bom dia a todas e a todos.
Tenho grande orgulho de estar nesta tribuna, acho que esta é a segunda vez que a utilizo, desde que assumi a presidência desta Casa. Tenho enorme respeito à tribuna, levantada em favor da democracia, e às pessoas que dela se utilizam.
Não conseguíamos imaginar, na década de 60, quando Marschal Macluhan dizia que o mundo seria uma aldeia global.
Quinze dias atrás, deputado Chinaglia, comemoramos os vinte anos da Constituição Federal. Cinco de outubro de 1988 entrou para a história como o inicio de um novo tempo na vida dos brasileiros. Um tempo de liberdade e de respeito às leis. O Estado democrático e de direito é base e garantia para a construção do país com crescimento econômico e justiça social que todos queremos.
Constato com satisfação que o Brasil alcançou nesses vinte anos plena maturidade política. Nossas instituições encontram-se consolidadas. Já entraram num processo natural de constante aprimoramento. A cidadania se reafirma a cada eleição, como acontece neste mês. O voto popular é a fonte da legitimação do poder. Ao homem público, cabe entender e acatar o que dizem as urnas, em sua intocável soberania.
É crescente o interesse das pessoas pela participação ativa nas decisões que afetam suas vidas. Multiplicam-se as organizações voltadas para a defesa de interesses específicos de grupos em todas as áreas. Papel fundamental nesses movimentos vem sendo desempenhado pelas novas tecnologias da informação. Elas aproximam os indivíduos e facilitam o contato. As mudanças ocorrem da forma cada vez mais acelerada, num permanente desafio à nossa capacidade de entendimento.
Nós, aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, estamos atentos e acompanhamos cada lance desse incrível encontro com o futuro. A atual Mesa Diretora, desde sua posse há dezenove meses, assumiu um firme compromisso com a transparência e a modernidade. Foram adotadas todas as medidas no sentido de tornar a atividade parlamentar acessível e aberta ao controle da população.
Nosso portal na internet é uma verdadeira sala de visitas que conduz o cidadão a todas as informações relativas ao funcionamento da Casa e à tramitação dos projetos. No site, funciona a TV web. Por meio dela, é possível acompanhar ao vivo e em tempo real as atividades desenvolvidas em cada um dos seis plenários da Casa, desde as reuniões das Comissões Permanentes e CPIs, até as Audiências Públicas e reuniões das Frentes Parlamentares, quando se fortalece a presença do eleitor junto ao deputado.
A transmissão da TV Assembléia em sinal digital representa extraordinário avanço. Deixamos de atender apenas ao restrito público dos canais por assinatura, fechados e pagos. Passamos a nos comunicar com toda a sociedade, em sinal aberto e gratuito. Isso se chama democratização da informação, com a inclusão de enormes parcelas de nosso povo no processo político. Além disso, graças à nova tecnologia, teremos à nossa disposição as 24 horas do dia, dobrando o tempo da nossa programação, hoje dividida com a TV da Câmara Municipal de São Paulo. Esperamos poder, em breve tempo, levar aos 41 milhões de habitantes do Estado essa novidade, que hoje estréia para os 11 milhões de paulistanos.
Com a interatividade e a portabilidade permitidas pelo canal digital, estaremos multiplicando as possibilidades de intervenção direta da população no processo legislativo. Inicia-se, colegas deputados, uma revolução na política, rumo ao enraizamento da democracia e ao surgimento de uma novíssima e poderosa cidadania. São imensas as perspectivas para uma maior interação entre o Poder Público e a sociedade. Cria-se um formidável instrumento de manifestação e de propostas e reivindicações.
Ao encerrar, devo destacar a generosa recepção que encontramos na Câmara dos Deputados para implantar este projeto. Ele só se tornou possível com a assinatura, há quatro meses, de um acordo de cooperação técnica. Investimentos e custeio foram rateados, e destinou-se à Assembléia Legislativa de São Paulo um sub-canal dentro do canal 61 na TV digital, pertencente à TV Câmara dos Deputados.
E, faço aqui uma crítica, virulenta até, deputado Chinaglia, à morosidade que se encontra no serviço público por aqueles que se envolvem de cabeça nos objetivos, e como diz Alvin Toffler "só há dois tipos de gente no mundo: o rápido e o lerdo" " e os rápidos foram os que, em tão pouco tempo, puderam implantar esse nosso sonho.
Faço aqui um agradecimento especial ao Mackenzie, nosso parceiro, que está possibilitando o início desta operação.
Um abraço especial ao meu amigo Alberto Pinto Coelho, que é o presidente do Colegiado de Presidentes de Assembléias Legislativas do Brasil.
Em nome da Assembléia Legislativa e do povo de São Paulo, cumprimento a todas e a todos que contribuíram para que este dia chegasse. Deixo aqui a promessa de que a TV Assembléia permanecerá voltada para o interesse público e a defesa intransigente da democracia e da cidadania.
Muito obrigado.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações