Comissão debate cessão de direitos creditórios
22/09/2009 21:44




A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia realizou reunião nesta terça-feira, 22/9, presidida pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), para debater o Projeto de Lei 749/2009, com a presença do secretário-adjunto da Fazenda, George Tormin. O PL autoriza o Executivo a ceder, a título não oneroso, os direitos creditórios originários de créditos tributários e não-tributários, objeto de parcelamentos administrativos ou judiciais.
Congresso das comissões de Constituição e Justiça, de Economia e Planejamento, e de Finanças e Orçamento, também realizado na mesma data, aprovou parecer do relator Baleia Rossi (PMDB), favorável ao projeto e à Emenda 57, na forma da Subemenda 1. A matéria, agora, está pronta para ser incluída na pauta de discussões do Plenário.
O texto do PL 749/2009 declara que fica o Executivo autorizado a ceder créditos tributários derivados de dívidas de ICMS, IPVA ou do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) à sociedade por ações, vinculada à Secretaria da Fazenda, cujo capital votante seja majoritariamente detido pelo Estado.
A Associação dos Procuradores do Estado (Apesp) e o Sindicato dos Procudores do Estado (Sindpesp), através de seus presidentes, manifestaram sua discordância ao projeto sob o argumento de que o texto, enviado ao Parlamento paulista pelo governador José Serra, é inconstitucional por tranferir créditos públicos para a iniciativa privada. A análise desta e de outras supostas falhas do PL constam de moção de repúdio ao projeto, assinada por procuradores fiscais, encaminhada ao deputado Adriano Diogo (PT), e lida durante a reunião.
Segundo George Tormin, a questão não se configura por não se tratar de cessão de crédito, mas, sim, de dívida pública. O secretário-adjunto afirmou também que essa interpretação está respaldada em parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sobre o assunto, mas ressalvou que a análise jurídica do Projeto de Lei 749/09 é de competência da assessoria do governador.
O secretário-adjunto explicou ainda aos deputados presentes que o objetivo central do PL 749/09 é garantir investimentos estaduais e que as prerrogativas da Procuradoria Estadual sobre cobranças judiciais de dívidas públicas, não são afetadas pela matéria. George Tormin disse também que a estimativa da receita, derivada dessa venda do fluxo de pagamento da dívida pública ao mercado financeiro, estará embutida na proposta orçamentária de 2010, a ser encaminhada à Assembleia pelo Executivo até 30 de setembro.
O secretário fez as afirmações em resposta aos questionamentos tanto dos procuradores como dos deputados petistas Rui Falcão, líder da bancada, Adriano Diogo e Vicente Cândido, referentes ao tema.
Os petistas apresentaram ao projeto 27 emendas de plenário e um substitutivo, todos de autoria do deputado Rui Falcão, que solicitou ao secretário-adjunto o exame das mesmas. Conforme Falcão, essas emendas objetivam garantir mecanismos de transparência, como a apresentação quadrimestral de relatório sobre os resultados da venda desses recursos aos parlamentares e ao Tribunal de Contas do Estado, suprindo supostas lacunas existentes na matéria.
Adriano Diogo declarou estar implícita ao trâmite da matéria na Casa a possibilidade de um incremento das emendas parlamentares ao Orçamento estadual. Diogo fez a declaração ao criticar a defesa do projeto pelos deputados Jonas Donizette (PSB), vice-líder do governo na Casa, e Vitor Sapienza (PPS).
Donizette enfatizou que o PL está sendo exaustivamente analisado pela Liderança do Governo na Casa e que permanece em debate na Assembleia. O vice-líder fez a afirmação ao respaldar os esclarecimentos sobre o mesmo feitos pelo secretário adjunto.
Vitor Sapienza salientou que a Secretaria da Fazenda vem realizando com competência seu trabalho de alavancar investimentos no Estado e, nesse sentido, também elogiou os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Tormin também informou que o banco Nossa Caixa, contratado para identificação do melhor meio para a inserção do fluxo de pagamentos da dívida pública no mercado financeiro, aponta em sua análise que são as debentures a forma a ser adotada por serem já amplamente conhecidas pelos operadores do sistema.
Compareceram ainda à reunião os deputados tucanos Vaz de Lima, líder do Governo na Assembleia, Samuel Moreira, líder da bancada do PSDB, e Analice Fernandes, e os deputados do PT, Maria Lúcia Prandi, José Cândido, Bete Sahão e Donisete Braga.
Aprovado parecer ao PL 749
Em reunião conjunta das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Economia e Planejamento, realizada na noite desta terça-feira, 22/9, foi aprovado o parecer conjunto ao PL 749/2009. O parecer é favorável ao projeto e contrário ao substitutivo 2 e às emendas apresentadas. Foi acolhida apenas a emenda 57, na forma da subemenda 1, que estabelece que o cessionário não poderá efetuar nova cessão dos direitos creditórios sem a anuência do Estado.
O parecer recebeu votos favoráveis de 18 deputados e 4 contrários de petistas, que apresentaram voto em separado.
Agora a matéria está pronta para ser apreciada pelo Plenário e, uma vez que se encontra com tramitação em regime de urgência, pode ser pautada em sessão extraordinária e tem seus prazos de discussão e de encaminhamentos reduzidos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações