O impressionismo na obra de Kena: sofrimento, paixão e intensidade poética

Empenhada num estreito colóquio com a natureza, Kena demonstra ter alcançado uma excelente maturidade tanto na escultura quanto na pintura. Essa dupla atividade lhe consente completas verificações no estudo do real que se enriquece de conteúdos e formalismos num processo osmótico contínuo.
Valores plásticos concorrem a visualizar, com extrema precisão, os múltiplos "motivos" existenciais que nos dão uma imagem altamente "construída" e interiorizada, analisada através de uma pesquisa imediata e segura.
Sua personalíssima técnica de modelagem repropõe, com variantes subjetivas, aspectos do ser e do que será. Seu gesto é firme, de tal maneira que o conjunto aparece espontâneo e gestual, primitivo ou elaborado ao mesmo tempo, resultando uma obra impressionísta de grande valor criativo.
Predominantemente femininas, suas figuras ou seus casais possuem movimento próprio. Através de expressões e de atitudes parecem estar inseridas no espaço em espasmódica busca de novas dimensões espirituais, mantendo porém uma contínua relação de matéria e de contingente.
Desse dualismo dialético nasce uma tensão emotiva que, ao se sublimar, gera situações diversificadas de sofrimento, paixão e intensidade poética. Da habilidade dessa escultora nascem, com simplicidade, figuras com potência dramática e anotações de clara veia narrativa, às vezes caricatural.
Kena trata argumentos diversos com a mesma sugestão e empenho envolvendo temas humildes e exaltando os da vida cotidiana, silenciosa, embora significativa. Através da obra "Mulher flor", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, a artista repropõe a exaltação de Eva no Paraíso cercada da envolvente magia da natureza.
A Artista
Kena, pseudônimo artístico da pintora e escultora Maria Eugênia Pinochet Donoso, nasceu em 1948 na cidade de Talca, no Chile. Formou-se em Arte na Fachhochschule de Colônia, na Alemanha, (1976/1978), sob a direção do professor Burgeff. A partir de 1979, transferiu-se para o Brasil, fixando residência e atelier na cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo.
Nesses 22 anos de trabalho artesanal independente construiu seus próprios equipamentos, tais como: fornos à gás e a lenha, e maromba. Para cada um de seus trabalhos de escultura, ela própria prepara a argila e, no caso de peças em serie, trabalha com moldes de gesso.
Na Oficina Regional "Sérgio Buarque de Holanda", em São Carlos, ministrou diversos cursos de arte: modelagem em argila (1991); escultura (1992); cerâmica (1996, 1998 e 2000); aquarela (1997); desenho (1998 e 2000); no SESC de São Carlos, cerâmica (2000); no SESC de Ribeirão Preto, cerâmica (2001); na Universidade Federal de São Carlos, desenho (2001); na Escola de Arquitetura de São Carlos, cerâmica (2002); na Oficina Cultural de Matão, cerâmica (2003); na Oficina Cultural de Ibaté, desenho (2003).
Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: IX Salão Limeirense de Arte Contemporânea; Galeria do Conselho Municipal de São Carlos; Galeria do Banco Itaú, São Carlos e XIV Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (1981); Galeria de Arte do Banco Itaú; Caixa Econômica do Estado de São Paulo; I Encontro Nacional da Mulher, SP; X Salão Ararense de Artes Plásticas; Galeria do SESC, São Carlos e I Salão de Artes Plásticas de Araraquara (1982); Universidade Federal de São Carlos (1983); Galeria SESC, São Carlos e XIII Salão Limeirense de Arte Contemporânea (1986); Galeria SESC, São Carlos e Universidade Federal de São Carlos (1987); Galeria do Spring Palace Hotel, Ribeirão Preto (1988); VIII Salão de Arte Contemporânea - São José do Rio Preto (1989); Centro Cultural da USP, São Carlos e Casa da Cultura, Batatais (1990); São Carlos Clube (1992); Prefeitura Municipal de São Carlos e Casa da Cultura de São Carlos (1993); Bienal do Desenho, São Carlos (1994); Projeto Cidade, São Carlos; Casa da Cultura, São Carlos (1996); "10 Anos de Oficina Sérgio Buarque de Holanda" e no SESC Ribeirão Preto (2000); Galeria Paulo Prado; Bienal De Jaboticabal e Produção do Prato de Cerâmica para o IV Leilão de Pratos do Museu Laser Segall (2001); Oficina Cultural "Sergio Buarque de Holanda", 30 Anos de Kena em São Carlos e na Aliança Francesa em São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações