Palestra sobre Humanização do Mundo encerra a Semana Orlando Villas Bôas

Com a palestra "Os Índios e Seu Papel na Humanização do Mundo", o professor de Tupi e de Literatura Colonial Brasileira Eduardo de Almeida Navarro encerrou a Semana Orlando Villas Bôas na última sexta-feira, 27/4, na Assembléia Legislativa.
Navarro falou da necessidade de o homem civilizado tentar compreender o índio " essa parte da humanidade dita primitiva " e a vida natural e despojada que leva, contrapondo-a àquela em que predominam as leis do mercado. O professor chamou a atenção para a disparidade das forças envolvidas e do efeito destruidor da cultura do agronegócio e do garimpo sobre a cultura indígena, que acelera sua decadência.
O professor falou ainda da dificuldade de orientar os jovens com valores humanísticos e que respeitem o modo de vida dos índios, porque transmitir uma maneira humanística é praticamente retirar o jovem do mercado, e educá-los para o mercado é retirar deles os valores éticos e morais. Citou a frase de Orlando Villas Bôas sobre valores: "Se nós estamos apenas atrás de bens materiais, não temos nada a aprender com os índios. Mas se estamos interessados em vida comunitária, podemos aprender muito", em que fica bem claro que a sociedade indígena não tem preocupações materiais.
Navarro citou o mito do bom selvagem, de Rousseau, segundo o qual "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe", e defendeu que o homem em seu estado natural é essencialmente feliz: "Os excessos do mundo capitalista, nos países que têm tudo pronto, tudo velho, como o Canadá, a Suécia e os Estados Unidos, aumentam a solidão do ser humano. A civilização entristece o animal humano", afirmou o professor.
O professou lembrou ainda de Max Weber, que disse: "O homem matou Deus e colocou a ciência em seu lugar. E a ciência não dá sentido à vida. Com isso, sofreu um processo de desencantamento". Navarro criticou a crescente racionalização da vida e disse que, nesse contexto, nós temos muito a aprender com os índios. Segundo ele, o mundo indígena é um mundo unitário, em que todos partilham o saber. Antigamente o saber ocidental também era unitário e universalista. A especialização acabou com essa maneira de lidar com o conhecimento.
Navarro finalizou afirmando que os índios têm muito a oferecer com a sabedoria do justo, da valorização dessa sabedoria, da vida em comunidade e da alegria das sociedades que podem ser transformadas. Mas adverte que, em vez de aprendermos esse encantamento, nós é que os estamos desencantando.
O evento foi promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista e após a fala do professor Navarro, o cacique cafuzo Robson Miguel cantou o hino nacional em Guarani.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações