CPI ouve presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados



A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ameaças à segurança alimentar no Estado de São Paulo reuniu-se nesta quarta-feira, 24/11, no plenário José Bonifácio, para ouvir o trabalhador rural e sindicalista, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Élio Neves, que falou sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para os trabalhadores rurais e para a qualidade dos alimentos. De acordo com Neves, o controle do uso de agrotóxicos na agroindústria é algo urgente, já que afeta não só a saúde do trabalhador, mas também a saúde da população das cidades próximas às lavouras, e o meio ambiente. Isso pode ainda implicar a implantação cada vez maior da monocultura no Estado, prejudicando a diversificação na produção de alimentos.
O sindicalista citou alguns exemplos do que vem ocorrendo em decorrência do uso indiscriminado desses produtos tóxicos. "Na citricultura, os trabalhadores são pulverizados com uma substância, que ninguém sabe o que é, antes de entrarem nos pomares. Isso é um exemplo de que há muita preocupação com as doenças das plantações, mas pouca com as doenças que os trabalhadores possam vir a contrair. Com relação à cana-de-açúcar, em função das exigências de mercado, a produção é programada. Para maturar a cana mais rapidamente, são lançados agrotóxicos de aviões, o que contamina todos os moradores da região e outras plantações. Tudo é feito sem controle e sem informação à sociedade. As lavouras do tomate e do pimentão também utilizam carga agrotóxica extremamente alta".
De acordo com Neves, órgãos de regulamentação subordinados à Secretaria da Agricultura do Estado, hoje estão ociosos, mas já contribuíram muito para a pujança de São Paulo e deveriam ser recuperados. As pesquisas das universidades públicas estaduais também precisam ser restabelecidas. "Ou o poder público investe em centros de pesquisas ou o setor privado leva nossos pesquisadores para uma carreira de lucro. Deveríamos desprezar um pouco a questão do lucro a qualquer preço, que implica em malefícios, e nos preocupar mais com as questões sociais", destacou o trabalhador rural. Ele sugeriu que a Assembleia Legislativa abra espaço para uma discussão sobre o problema, que envolva todas as secretarias relacionadas " agricultura, saúde, transporte, meio ambiente etc ", já que a questão envolve vários setores públicos. "Coloco nos ombros dos parlamentares a função de fiscalizar o Executivo, para que este não se omita em relação ao controle da saúde pública". Élio também comentou o problema da necessidade de um zoneamento agroecológico, que trataria de um controle da área das plantações, restringindo, por exemplo, a plantação da cana-de-açúcar a determinadas áreas, já que, segundo ele, diversificação de produtos é fundamental para a saúde do solo, dos produtores familiares e do meio ambiente. "O interesse público tem de estar acima do interesse econômico", reafirmou Neves.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações