Audiência pública sobre Lei Específica do Alto do Juqueri/Cantareira

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa realizou audiência pública no Centro Educacional de Mairiporã, na segunda-feira, 26/10, para tratar do projeto de lei específica sobre os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery (APRM-AJ).
O deputado Beto Trícoli (PV), presidente da comissão, comandou a audiência, que contou com a participação de aproximadamente 500 moradores dos municípios localizados na área de manancial hídrico do Alto Juquery, de vereadores dos municípios que integram a bacia e do prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda.
A audiência teve também a presença de técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento e da Secretaria do Meio Ambiente para apresentar o projeto, além de representantes do subcomitê da Bacia Hidrográfica Juqueri/Cantareira (SCBH-JC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juqueri (Cimbaju).
Basicamente, a população fez duas reivindicações: regularização das moradias localizadas nas áreas próximas da represa Paiva Castro (municípios de Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Nazaré Paulista) e construção da rede de coleta e tratamento de esgoto pela Sabesp.
O PL 272/2010 cria um conjunto de medidas para a preservação dos mananciais do Alto Juquery, parte do sistema Cantareira, que junto com os reservatórios Guarapiranga e Billings é responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo.
O projeto estabelece normas de uso do solo na região do Juqueri/Cantareira, cria condições para intervenções governamentais nas áreas de saneamento e habitação, com a participação dos municípios que fazem parte da bacia (Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Nazaré Paulista e São Paulo), e reforça as ações de fiscalização.
O deputado Beto Trícoli destacou que a audiência pública teve caráter consultivo e que é importante garantir que a população seja ouvida. Aproximadamente 30 representantes da sociedade civil organizada, além de prefeitos e vereadores, fizeram sugestões e reivindicações.
Beto sugeriu que cada município tenha seu grupo de acompanhamento da execução da nova lei. Ele informou que a comissão vai realizar reunião técnica, depois reunião preparatória para mais uma audiência pública sobre o PL 272/10. "O que estamos fazendo aqui hoje é melhorar o projeto em um processo de discussão. É um pacto que tem de ser discutido amplamente."
Mesmo depois de esgotadas as 3 horas regimentais, Beto abriu a palavra a mais populares e registrou cada sugestão.
betotricoli@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações