Cônsul da Alemanha visita a Assembléia Legislativa


24/10/2007 17:47

Compartilhar:

Heinz-Peter Behr e  Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CONSUL GERAL ALE  37  MAUa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O cônsul geral da República Federal da Alemanha, Heinz-Peter Behr, realizou, nesta quarta-feira, 24/10, visita de cortesia à Assembléia Legislativa, sendo recebido pelo presidente da Casa, deputado Vaz de Lima.

Há três meses em São Paulo, o cônsul se disse contente por estar na cidade e afirmou que deseja aprimorar as relações já existentes entre o Estado de São Paulo e a Alemanha, especialmente o intercâmbio científico.

O presidente Vaz de Lima discorreu sobre a estrutura universitária e de ensino técnico do Estado de São Paulo e afirmou que o número de escolas tecnológicas deve dobrar: de 36 para 72. Falou sobre o novo pólo de tecnologia de aviação nas imediações de São Carlos e da faculdade de tecnologia de São José do Rio Preto, onde será criado curso voltado ao agronegócio, com ênfase na cana-de-açúcar.

Foi também tema da conversa o sistema de transportes, de comunicações e de energia elétrica na Alemanha e no Brasil. O visitante e o presidente teceram considerações sobre o assunto, fazendo comparações entre os dois países.

Heinz-Peter Behr indagou ao presidente sua opinião quanto à fidelidade partidária e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Vaz de Lima disse ser favorável à fidelidade partidária na medida em que ela fortalece os partidos e a própria democracia, mas salientou a necessidade de que regras claras sejam criadas para reger a matéria. Segundo o cônsul, na Alemanha não há proibição de troca de partido, mas os políticos se mantêm fiéis aos seus partidos por uma questão de consciência.

A necessidade de intercâmbio entre o Parlamento paulista e os parlamentos regionais da Alemanha, foi destacada pelo cônsul. "Vamos continuar cooperando e espero que num futuro próximo possamos intensificar a cooperação já existente e muito positiva entre a Assembléia Legislativa de São Paulo e a Alemanha", declarou.

Vaz de Lima enfatizou a importância da troca de experiências entre o Parlamento paulista e outros países. "O Estado de São Paulo não pode ser uma ilha. A troca de experiências é fundamental para a incorporação de novas idéias, novos conceitos e novas tecnologias, até porque nós temos muito a oferecer", concluiu.

alesp