Finanças e Orçamento adia discussão das contas do governador

A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia, presidida pelo deputado Bruno Covas (PSDB), adiou a discussão do Balanço Geral do Estado e Relatório das Contas do governador referentes ao exercício de 2007. O deputado Enio Tatto (PT), líder da Minoria, pediu vista do processo (3.771/2008) com o objetivo de ganhar tempo para possibilitar a vinda do secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, à comissão.
Na pauta da reunião desta quarta-feira, 26/11, havia dois requerimentos com o objetivo de convidar o secretário para vir à Casa: um de Maria Lúcia Prandi (PT) para tratar do PL 677/2008, que altera a lei do ICMS, e um de Tatto, para debater o PL 716/2008, sobre o IPVA.
O líder do governo, deputado Barros Munhoz (PSDB), compareceu à reunião para esclarecer seus membros de que o secretário, apesar de estar disponível ao convite da comissão, no momento está com a agenda tomada pelo acompanhamento das discussões no Congresso Nacional sobre a Reforma Tributária. Munhoz sugeriu que um técnico da Secretaria da Fazenda pudesse representar o secretário e atender aos questionamentos dos deputados.
Os petistas insistiram que a presença de Machado Costa é fundamental para o prosseguimento da discussão dos projetos, e que preferem aguardar que o secretário agende data de sua conveniência antes do encerramento da sessão legislativa.
Quadro de apoio
Outro assunto tratado na reunião foi a formação de um corpo técnico, com profissionais de carreira do Parlamento paulista, para assessorar de modo permanente a Comissão de Finanças e Orçamento nas questões relativas aos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e para o levantamento e acompanhamento da execução orçamentária. A idéia foi apresentada também pelo líder da Minoria, depois que o deputado Vitor Sapienza (PPS) sugeriu que a Fundação Getúlio Vargas seja convidada com antecedência para acompanhar os debates do próximo ano sobre a LDO e o Orçamento para 2010.
Sapienza lamentou que neste ano a FGV não tenha podido, por razões técnicas, participar das audiências públicas que a comissão vem realizando no interior do Estado para discutir o projeto do Orçamento 2009, à semelhança do que ocorreu no ano passado. O deputado, diante dos argumentos de Tatto, disse concordar com a formação de um corpo técnico na Casa, mas que este faria uma assessoria financeira, e que a FGV apresentaria uma visão sócio-econômica, também pertinente ao debates dessas questões.
Participaram da reunião os deputados Waldir Agnello (PTB), Mário Reali (PT), Roberto Engler (PSDB) e Estevam Galvão (DEM).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações