Jovens poderão fazer cursos de Iniciação Política à distância
16/12/2008 23:02
.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)

A Assembléia Legislativa de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), firmou parcerias nesta terça-feira, 16/12, com secretarias estaduais e municipais, a fim de promover ensino na modalidade à distância (EAD) de cursos de iniciação política, voltados para jovens com idade entre 14 e 19 anos. A iniciativa quer proporcionar o acesso democrático às novas tecnologias de informação, além de contribuir para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.
"É preciso somar esforços para que a população de São Paulo aproveite todo esse aparato tecnológico para sua formação cidadã", declarou o presidente da Assembléia, deputado Vaz de Lima, acrescentando que "o ato mostra a profunda convicção de que podemos fazer muito, a partir do serviço público de qualidade, para a promoção da cidadania".
Na ocasião, o secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, aproveitou para elogiar o andamento do trabalho Legislativo. "Verificamos o resultado que a Assembléia paulista tem mostrado após a mudança do Regimento Interno, promovida por esta presidência", elogiou. "Usar a tecnologia da informação a serviço da sociedade deve ser o caminho do Estado", acrescentou.
Promoção da paz
Ao falar dos 10 Centros de Cidadania, situados em áreas carentes e que atendem a um milhão de pessoas, o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Guimarães Marrey, ressaltou que esses pólos, além da formação pessoal e comunitária, promovem a paz e erradica a violência. "Os cursos do ILP vêm ao encontro de nosso anseio de politizar as pessoas, fazendo-as ver que elas podem mudar a realidade em que se encontram", ressaltou.
Depois de informar que os Telecentros mantidos pela prefeitura de São Paulo passaram de 120 para 320, o secretário Municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, falou estar satisfeito em fazer dos Telecentros espaços de inclusão política. "Esses espaços passam agora a promover, além da inclusão digital e social, a inclusão política, ajudando no processo de formação da juventude paulistana", referiu.
"Este é um dia de glória para todos os que compreendem a necessidade de qualificar a ação política", falou Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação. E acrescentou: "O Parlamento paulista é um centro insubstituível do debate democrático da sociedade paulista, e o ILP se consolida como um instrumento de apoio na formação política do jovem cidadão."
Solução de conflitos
Além das parcerias com as secretarias, a Assembléia também fez parceria com o Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima). "São Paulo mais uma vez dá exemplo ao país ao abrir um canal de comunicação com o Conima, que agora poderá ser ouvido, podendo auxiliar a Assembléia Legislativa com formas alternativas de solução de conflitos, especialmente neste momento em que o Judiciário possui uma sobrecarga de trabalho", declarou o presidente do conselho, Cássio Telles Ferreira Netto. Para ele, "o Conima e esta Casa Legislativa caminham de mãos dadas para mostrar à sociedade que a justiça pode ser feita com economia, agilidade e equilíbrio entre as partes envolvidas".
O deputado Jonas Donizette (PSB) falou da "necessidade de união de esforços dos Poderes Públicos para a promoção do bem comum, já que, com esse trabalho conjunto, o cidadão paulista só tem a ganhar", declarou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações