Ato solene comemora o Dia do Cônsul



A Assembléia Legislativa prestou homenagem ao Dia do Cônsul nesta segunda feira, 13/9. A mesa do Ato Solene foi presidida pelo deputado Romeu Tuma. Ao seu lado, estavam o presidente da Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras), César Augusto Aguiar, o cônsul geral do Uruguai, Juan Antonio Remedi Silva, a cônsul geral da Colômbia, Martha Lafaurie de Arevalo, e o Senador Romeu Tuma.
Estavam presentes também cônsules gerais de diversos países, como Marrocos, Senegal, Rússia, Luxemburgo, Indonésia, Albânia, Suécia, Grécia, Cuba e México, entre outros.
César Augusto parabenizou a todos e fez um reconhecimento do importante papel da Aconbras e dos cônsules. A associação trabalha há 20 anos na busca de melhores relações internacionais e no oferecimento de elementos para que a sociedade possa compreender culturas e costumes de diferentes países.
"As grandes tragédias sociais dificultam a manutenção da unidade social, perpetuando a barbárie. Os cônsules devem pressionar o governo para que ele crie mecanismos de desenvolvimento social para ajudar as vítimas destas tragédias" afirmou o presidente da Aconbras.
O Cônsul do Uruguai afirmou ter muito orgulho de ser um representante diplomático, "é uma função sacrificada, mas que nos reserva desafios permanentemente, o que me enche de orgulho".
O senador Romeu Tuma emocionou-se ao relembrar a formação do Corpo Consular e toda a sua importância na busca pela paz. "São Paulo é atualmente um exemplo internacional da busca pela paz, e grande parte disso deve-se aos representantes diplomáticos. A diplomacia deve vir antes das armas", acrescentou o senador.
Funções consulares
Finalizando a comemoração, o deputado Romeu Tuma esclareceu as funções dos cônsules. "As incumbências consulares são inúmeras.
Entre elas, estão a assistência aos cidadãos, busca por familiares, realização de casamentos com estrangeiros, tradução de documentos, emissão de passaportes, auxílio a cidadãos indigentes, tudo isso sem interferir na lei local". O deputado acredita que a função é um sacerdócio, e congratulou-se com os diplomatas em nome da Assembléia Legislativa. "Parabéns aos cônsules por atuarem na busca da união e congraçamento dos povos e na busca por um mundo fraterno", finalizou.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações