Assembleia recebe cerimônia de encerramento do projeto Tenonderã




Tenonderã, em guarani, significa "olhar para o futuro". E esse foi o nome escolhido para o encontro de jovens da etnia guarani mbya do Estado de São Paulo, que teve seu encerramento nesta sexta-feira, 26/2, na Assembleia Legislativa. O projeto de intercâmbio cultural aconteceu na aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros, na capital, em maio de 2009, reunindo cerca de 200 jovens de 14 aldeias para discussões sobre meio-ambiente, cultura, educação, esporte e território.
O Tenonderã resume a ideia e concepção do trabalho em torno do meio-ambiente a partir da realidade dos indígenas, focando uma reflexão sobre o que é o meio-ambiente. Os povos tupi-guarani, dos quais incluem o povo guarani mbya, são grandes conhecedores dos domínios da Mata Atlântica da região sul e sudeste do Brasil " hoje reduzida em torno de 7% " e responsáveis por grande parte da nominação da fauna, flora e geografia. Preocupados com a intensa devastação, que tem afetado seu modo tradicional de vida, jovens guarani mbya da aldeia Tenondé Porã, com o apoio do Instituto das Tradições Indígenas (Ideti), elaboraram o projeto.
Compuseram a mesa da cerimônia o vereador e presidente nacional do PV, José Luiz Penna, o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Adolfo Timóteo, além do geógrafo e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), Azis Ab"Saber. Para o vereador, é necessário uma "consciência planetária" para lidar com a questão: "O mundo moderno não pode mais conviver com a intolerância, o crescimento da vivência humana se dá na consciência planetária", enfatizou. Ele aproveitou a cerimônia para expressar a sua felicidade com o a realização do evento: "É um momento que me enche de alegria, principalmente pela intenção deste grupo de criar uma associação aberta dos índios que vivem em São Paulo", explicou.
Questão fundiária
Já o presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, Agnaldo Timóteo, destacou a luta pela sobrevivência das tribos: "Até agora o povo indígena está lutando por um pedaço de terra, tentando garantir a sua própria sobrevivência e a manutenção de sua tradição cultural". Para ele, os artigos da Constituição que garantem os direitos dos povos indígenas não são respeitados.
Azid Ab´ Saber, destacou a necessidade de uma maior compreensão dos valores sociológicos indígenas pelos ocidentais: "Os índios ficaram sob pressão. Seus valores culturais não podem ser fragmentados", explicou. Para ele, a história dos grupos indígenas deve sempre ser relembrada, já que essa herança cultural é essencial para a manutenção de seus valores: "Os valores sociológicos indígenas têm que ser mais bem compreendidos", ressaltou.
Ao final da cerimônia, ocorreu a leitura da Carta Tenonderã, além da exibição de um documentário sobre o projeto. A carta apresenta propostas em áreas como meio-ambiente, educação, cultura e território, voltadas para as questões indígenas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações