Guardas municipais homenageiam parlamentar


11/07/2006 15:45

Compartilhar:

Deputado Coronel Ubiratan Guimarães e Carlos Alexandre Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/UBIRATAN GUARDA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Coronel Ubiratan Guimarães (PTB) recebeu o prêmio "Qualidade Azul Marinho" pelos relevantes serviços prestados às Guardas Municipais do Estado de São Paulo em seu trabalho na Assembléia Legislativa. A homenagem aconteceu durante o 1º Congresso das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, realizado na sexta-feira, 7/7, no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana, e que reuniu representantes de aproximadamente 60 cidades paulistas e mais de 200 participantes.

Durante três anos e meio de mandato, o deputado já apresentou quatro projetos de lei que tramitam na Casa e aguardam aprovação dos deputados estaduais. Um dos mais relevantes é o PL 160/06, que dispõe sobre prisão especial de presos integrantes das guardas municipais em estabelecimentos penais e delegacias de polícias. O dispositivo prevê que, se não houver espaço, o guarda infrator deverá ser encaminhado para ambiente isolado e separado dos presos comuns, devendo a autoridade policial requerer a transferência no prazo de 24 horas ao juiz competente.

O deputado falou também dos outros três projetos de lei de sua autoria, como o que trata da gratuidade do transporte público, a utilização de identidade funcional e a isenção de pedágio aos veículos pertencentes às guardas municipais. "O guarda municipal tem um papel fundamental no combate à violência, pois ajuda a polícia no desmantelamento de organizações criminosas e de quadrilhas e defende a vida do cidadão. Para tanto, precisa ser visto com mais atenção pelas nossas autoridades", comentou.

Ainda no seu discurso, Coronel Ubiratan falou sobre as mortes de agentes penitenciários e de policiais militares, ocorridas no mês de maio deste ano. "Não podemos deixar que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) continue matando nossos homens. É preciso que nossas autoridades tomem medidas mais enérgicas e encarem esses bandidos de frente. Até agora, eu só ouvi discurso", disse ele.

O deputado Coronel Ubiratan foi convidado pela Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo (Agmesp) a falar sobre o tema "A Importância das Guardas Municipais na Segurança Pública", durante o Congresso, que durou três dias. Também participaram do evento o presidente da Agmesp, Carlos Alexandre Braga, e o primeiro presidente dessa associação, Jades Martins de Melo, além de outras autoridades da Guarda Municipal do Estado de São Paulo e de parlamentares.

coronelubiratan@al.sp.gov.br

alesp