Centro de Inclusão do Guarujá

A deputada Haifa Madi (PDT) reuniu-se com empresários do setor portuário, na última quinta-feira, 23/8, para viabilizar a construção do Centro de Inclusão do Guarujá (CIG). O encontro para apresentação da maquete do projeto ocorreu no gabinete do prefeito Farid Madi.
A idéia da criação do CIG surgiu em 2005, quando a deputada Haifa Madi presidia o Fundo Social de Solidariedade. "Idealizei um centro de reabilitação e capacitação de deficientes, visando a inclusão no mercado de trabalho", conta. O Centro de Inclusão de Guarujá será instalado no Jardim Helena Maria, bairro Santa Rosa, ao lado do Estádio Municipal Antonio Fernandes. O terreno mede 6.720 metros quadrados e, pelo projeto, a área construída terá 2.105,75 metros quadrados. O CIG contará com salas de aula, piscina, quadra poliesportiva, horta e playground, entre outros equipamentos.
A realização do projeto, contudo, ficou prejudicada, pois os montantes arrecadados nos Bailes da Cidade de 2005 e 2006 foram seqüestrados pela Justiça, em razão das dívidas de precatórios. Agora, a concretização do CIG ganhou força, após a visita da deputada e do prefeito a Brasília, onde conversaram com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e receberam apoio do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva. "Tratamos de vários assuntos importantes, dentre eles a necessidade de qualificar a mão-de-obra em Guarujá e toda região", contou o chefe do Executivo.
"A reclamação das empresas é que poucos deficientes possuem qualificação. Os empresários terão a oportunidade de investir na qualificação profissional dos deficientes e, posteriormente, poderão absorver a mão-de-obra. Tenho certeza de que as pessoas com deficiência precisam de mais oportunidades. Este centro poderá crescer e atender toda a Baixada Santista", afirmou a deputada.
Para o gerente de relações trabalhistas da Cutrale, Carlos Otero, o Ministério do Trabalho deveria ser mais tolerante, principalmente com as empresas que desenvolvem projetos sociais.
A auditora Marília Silva explicou que, desde 2004, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) notifica as empresas para cumprirem a cota, mas só efetuam a autuação após um período de cerca de oito meses, no caso de a companhia não mostrar interesse em encontrar uma solução para o problema.
"Temos estabelecido pactos coletivos. Empresas que não contratam deficientes, pelo menos qualificam ou investem em campanhas publicitárias de conscientização", explica Marília.
Ao final do encontro, o prefeito Farid Madi ressaltou que a reunião serviu para uma avaliação inicial e que esse grupo de discussão vai se transformar em um grupo de trabalho. "Convidaremos o ministro Carlos Lupi para participar do próximo debate, para encontramos soluções que atendam aos interesses de todas as partes " Executivo, Ministério do Trabalho, empresas e deficientes", afirmou.
Participaram da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Ribamar Belizário Brandão; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, Marcelo Stuque; o representantes da Força Sindical e das empresas Cargill, Cutrale, Dow Química, Termag, Local Frio, TGG, Grieg, Fassina, Coopercarga, Rochatop e Holcim; além das auditoras fiscais Marília de Oliveira Silva e Inayá Brás Medeiros, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
hmadi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações